SEMPI realiza terceira reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial para construção da Política Estadual de Cuidados

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI), em parceria com demais secretarias e órgãos do Estado, promoveu a terceira Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), instituído pelo Decreto nº 24.026/2025, que tem como objetivo elaborar a Política Estadual de Cuidados e o Plano Estadual de Cuidados.

A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Cuidados, criada pela Lei nº 15.069/2024, que estabelece diretrizes para a divisão justa das responsabilidades domésticas e de cuidado, assegurando às mulheres mais autonomia, acesso a direitos e cidadania plena.

Durante a reunião, foi apresentado o diagnóstico consolidado com programas, projetos e ações de cada órgão que tratam sobre cuidado, além da integração das contribuições setoriais e do início da discussão da minuta da Política Estadual de Cuidados.

Para a coordenadora de Garantia de Direitos e Cuidados para as Mulheres da SEMPI, Tatiany Alves, a agenda representa um marco na construção de um novo paradigma de políticas públicas no Estado:

“A Política de Cuidados é fundamental porque reconhece o cuidado como um direito universal e uma responsabilidade compartilhada entre Estado, famílias e comunidade. Ao organizar e valorizar esse trabalho, a política contribui para reduzir desigualdades de gênero, raça e classe, garantir autonomia às mulheres, fortalecer a proteção social e promover um desenvolvimento mais justo e sustentável. Portanto, foi dado mais um passo importante na construção de uma política que reconhece o cuidado como direito de todas e todos e como responsabilidade compartilhada”, destacou.

Tags: , ,

 
 

Leia Também