A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) esteve, nesta segunda-feira (03), na Secretaria do Planejamento (Seplan) para apresentar o diagnóstico do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e dialogar sobre o planejamento das ações para o próximo ciclo.
Durante o encontro, foram avaliados os resultados da edição atual do programa e discutidas estratégias para aprimorar a aplicação da ficha perfil, fortalecer a gestão dos dados e ampliar parcerias interinstitucionais.
A coordenadora de Diversidade e Inclusão da SEMPI e gestora do Programa Pró-Equidade, Ayra Dias, destacou o avanço conjunto entre os órgãos.
“Hoje nos reunimos com a Seplan para apresentar o diagnóstico do Pró-Equidade e refletir sobre como otimizar as ações para o próximo ano. Nós saímos com encaminhamentos importantes, sobretudo de como otimizar a construção da ficha perfil e a necessidade de nos aliar a outras secretarias para melhorar esse processo, garantindo cuidado e precisão no tratamento dos dados. A Seplan tem um comitê permanente que já evidencia que a secretaria está preocupada com a equidade e comprometida na construção das suas ações, temos certeza de que em 2026 teremos ações mais coesas a partir desses dados.”
A presidente do Comitê Permanente de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão da Seplan, Lara Danuta, ressaltou o impacto do programa no órgão.
“O Pró-Equidade tem sido fundamental para promover um ambiente de trabalho mais saudável, diverso e acolhedor na Seplan. É um desafio, porque a pauta da equidade ainda pode ser um tabu para muitas pessoas, mas, graças ao apoio da nossa gestão, a gente tem conseguido articular ações integradas cada vez mais com esses servidores e essas servidoras. A expectativa para esta edição é conquistar novamente o selo, mas, acima disso, que a gente consiga atingir mais pessoas e avançar para ações práticas que transformem a rotina das equipes. Inclusive, uma das nossas maiores conquistas foi a criação do comitê permanente, agora instituído por portaria, o que garante continuidade e fortalecimento dessa agenda.”
A parceria entre SEMPI e Seplan reforça o compromisso do Governo do Estado em promover políticas públicas estruturantes e baseadas em evidências, garantindo ambientes institucionais mais igualitários e inclusivos.




Tags: #SEMPI, mulheres, PróEquidadedeGêneroRaçaeDiversidade, Programa Pró-Equidade