SEMPI e Fiocruz discutem parceria para fortalecer o programa Meninas e Mulheres na Ciência

Nesta quarta-feira (05), a Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI), por meio das coordenações de Educação, Diversidade e Inclusão e do Observatório da Mulher Piauiense, realizou uma reunião com o escritório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Piauí. O encontro teve como objetivo avançar na construção de parcerias estratégicas dentro do programa Meninas e Mulheres na Ciência, voltado à inclusão, permanência e protagonismo feminino nos espaços científicos.

Durante a reunião, as equipes dialogaram sobre ações conjuntas para aprimorar a produção, análise e uso de dados relacionados às mulheres no estado, especialmente no enfrentamento à violência de gênero.

“Estivemos pensando em formas de construir, de maneira conjunta, iniciativas que fortaleçam o campo científico e que potencializem o trabalho de construção de dados realizado pelo Observatório da SEMPI. A Fiocruz é uma das instituições de pesquisa mais importantes do país e já possui um núcleo dedicado ao estudo do feminicídio. Com essa aliança entre a Fiocruz e a Secretaria das Mulheres, a gente consegue dar um salto qualitativo com relação à produção desses dados e na produção de materiais que sejam voltados para a prevenção ao feminicídio no estado do Piauí”, explica a coordenadora de Diversidade e Inclusão da SEMPI, Ayra Dias.

A pesquisadora da Fiocruz, Elaine Nascimento, reforçou o compromisso da instituição com a construção de políticas públicas de proteção e direitos das mulheres. “Hoje estivemos em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, dialogando com a coordenação de Diversidade e Inclusão e com o Observatório da Mulher Piauiense. Juntas, estamos construindo caminhos que fortaleçam o sistema de proteção e garantias de direitos das mulheres no Piauí”, afirmou.

A SEMPI e a Fiocruz devem avançar, nos próximos encontros, na elaboração de um plano de trabalho que alinhe objetivos, estratégias e entregas que fortaleçam o programa Meninas e Mulheres na Ciência e ampliem a produção de conhecimento com recorte de gênero no estado.

Tags: ,

 
 

Leia Também