Nesta quinta-feira (6), a coordenadora do Centro de Referência Francisca Trindade e da Central de Acolhimento do protocolo “Ei, Mermã, Não se Cale”, Teresa Oliveira, representou a Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) na apresentação da metodologia que orientará a construção do Plano Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio e de Combate à Violência Baseada no Gênero de Teresina.
O momento reuniu instituições da rede de atendimento, sociedade civil e gestão municipal para alinhar diretrizes, propor estratégias e fortalecer a integração das políticas públicas.
Teresa Oliveira destacou a importância da participação coletiva no processo. “Além da apresentação do plano, tivemos a oportunidade de dialogar com toda a rede, trazendo as dificuldades e facilidades que encontramos diariamente no enfrentamento à violência. Também ficou acordado que cada órgão ou mecanismo de atendimento às mulheres deverá preencher um formulário que servirá como subsídio para a construção do plano municipal, que será apresentado ao final deste mês”, afirmou.
A consultora que auxilia no processo, Roberta Mara Araújo, explicou como será conduzida a elaboração do documento. “Tivemos momentos importantes com instituições da sociedade civil, com a rede de atendimento e com gestores municipais. O objetivo foi apresentar a metodologia, disponibilizada por meio de um link que será respondido pelas instituições. A partir dessas informações, elaboraremos um diagnóstico e construiremos o plano. A materialização desse trabalho será justamente o Plano Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio”, destacou.
A SEMPI segue contribuindo com ações articuladas que fortalecem a política de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres em Teresina e em todo o estado.





