Nesta quinta-feira (6), a Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou de uma reunião convocada pelo Ministério das Mulheres, que reuniu as gestoras estaduais de políticas para as mulheres com o objetivo de alinhar as ações que serão desenvolvidas em todo o país durante a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
Durante o encontro, foram discutidas diretrizes para a construção de uma agenda nacional integrada, incluindo a inserção de dois momentos estratégicos em todas as programações estaduais. O primeiro é o Dia M, marcado para 6 de dezembro, que terá foco no enfrentamento à importunação sexual nos transportes públicos. A proposta prevê a fixação de cartazes em ônibus e terminais, além da distribuição de materiais informativos disponibilizados pelo Ministério das Mulheres.
O segundo ponto destacado é a celebração do aniversário do Ligue 180, canal nacional de denúncia e orientação para mulheres em situação de violência. Estados foram orientados a incluir ações específicas para fortalecer a visibilidade e o uso do serviço.
Outro tema considerado prioritário pelos estados e reforçado pelo Ministério é o trabalho com homens, ampliando iniciativas como palestras, formações e rodas de conversa voltadas à prevenção da violência e à promoção de novas masculinidades.
“O Ministério chamou as gestoras para saber a agenda dos estados e solicitando que sejam inseridos esses dois momentos importantes. Também reforçaram algo que é pauta de todos os estados: o trabalho com os homens, com palestras, formações e rodas de conversa”, explicou a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SEMPI, Ana Cleide Ferreira do Nascimento.
Com a participação na reunião, a SEMPI reforça seu compromisso em fortalecer a articulação nacional e intensificar as ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero no Piauí.

Tags: #mulheres, #SEMPI, 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres