Nesta terça-feira (18), a Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI), em parceria com a mesa diretora do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDDM/PI), promoveu o Encontro de Avaliação das Conferências Estadual e Nacional de Política para as Mulheres. O momento, realizado de forma on-line, reuniu delegadas e participantes das etapas municipais, territoriais, estadual e da 5ª Conferência Nacional, realizada em Brasília.
O encontro teve como foco refletir sobre todo o processo das conferências, avaliar os resultados obtidos e fortalecer a elaboração de políticas públicas para as mulheres em âmbito estadual. A atividade também buscou sistematizar percepções, propor melhorias e consolidar documentos que orientem as próximas ações e diretrizes na área.
De acordo com a gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero da SEMPI, Adriana Ribeiro, o espaço foi fundamental para ouvir as mulheres que participaram de diferentes etapas do processo.
“O encontro teve como objetivo ouvir as delegadas e também aquelas que não foram eleitas, mas estiveram presentes na realização das conferências municipais, territoriais e estadual. Queríamos compreender suas avaliações, sugestões e vivências para, assim, aprimorar as próximas etapas. Além disso, apresentamos as propostas da Conferência Estadual, que servirão de base para a construção de um documento a ser encaminhado à secretaria e ao Governo do Estado, para que possam ser efetivadas”, explicou.
Também participaram do encontro a presidenta do CEDDM/PI, Marlene Veloso, e a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, reforçando a importância da participação social e do diálogo contínuo com as mulheres do estado. Ao final, foram encaminhados às delegadas o relatório final da Conferência Nacional, o relatório estadual e os resultados consolidados da Conferência Estadual.
O Encontro de Avaliação reforçou o compromisso com a construção coletiva de políticas para as mulheres, valorizando a participação social e garantindo que as propostas debatidas nas conferências avancem para a prática. A sistematização das contribuições representa um passo essencial para fortalecer a agenda de enfrentamento às desigualdades e promoção dos direitos das mulheres no Piauí.


Tags: #mulheres, #SEMPI, 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres