SEMPI lança campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Litoral do Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) lançou, nesta terça-feira (25), a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em evento realizado na Escola do Mar, no município de Luís Correia.

O lançamento marca o Dia Internacional do Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e dá início a uma programação que será desenvolvida na capital e em parceria com os Organismos de Políticas para as Mulheres dos municípios, com ações educativas, formativas, institucionais e de mobilização social.

Durante a atividade, estiveram presentes representantes dos municípios de Piripiri, Ilha Grande, Buriti dos Lopes e Luís Correia, além de estudantes, professores e gestores da rede estadual e municipal de ensino.

“Hoje, no Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, estamos aqui na Escola do Mar, realizando uma atividade dentro dos 21 Dias de Ativismo, que é um momento de diálogo, sensibilização e prevenção. Tivemos a participação de municípios da Planície Litorânea e de estudantes da rede estadual. A educação é fundamental nesse processo de transformação da realidade do machismo estrutural. É dentro das escolas, com estudantes e profissionais da educação, que construímos uma formação cidadã baseada no respeito”, declarou a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Luís Correia, Sara Sampaio, destacou a importância de o lançamento ter ocorrido na região litorânea.

“É um momento muito significativo ter a abertura dos 21 Dias de Ativismo aqui na Planície Litorânea, em Luís Correia. Essa ação, em parceria com a área da educação, fortalece nosso trabalho de orientação e humanização no município, tornando nossas políticas mais efetivas e próximas da população”, afirmou.

Já a diretora do Departamento da Mulher e Direitos Humanos de Piripiri, Andréia Sanches, ressaltou as ações desenvolvidas de forma contínua no município.

“Nós realizamos ações permanentes, tanto na zona urbana quanto na zona rural, com rodas de conversa e visitas às comunidades, fortalecendo os vínculos com as mulheres para que elas conheçam os canais de denúncia e se sintam seguras para buscar apoio. Nosso objetivo é fortalecer essa rede e prevenir o feminicídio”, explicou.

A secretária das Mulheres de Ilha Grande, Carmem Santos, também reforçou o papel da educação no enfrentamento à violência.

“Estamos trabalhando os 21 Dias de Ativismo dentro das escolas, dialogando com os alunos e levando essa informação, para que eles compreendam e se tornem agentes na luta contra a violência às mulheres”, pontuou.

Representando o município de Buriti dos Lopes, a secretária da Mulher, Taina Olane, trouxe a perspectiva da luta coletiva e da vivência das mulheres negras.

“Estamos aqui em Luís Correia para reafirmar essa luta coletiva e esse grito por justiça diante das violências que nós, mulheres, enfrentamos. Precisamos falar de todos os tipos de violência: física, psicológica, patrimonial. E, enquanto mulher negra, é importante lembrar que essa violência também atravessa nossa história e nossa identidade. Precisamos mudar esse cenário. Nosso grito é por liberdade, por justiça e por sermos ouvidas. Unidas, somos mais fortes nessa luta”, destacou.

A participação dos estudantes também evidenciou o impacto das ações educativas. A estudante da Escola do Mar, Lívia Maria, ressaltou a importância do debate dentro do ambiente escolar.

“É importante todo mundo falar sobre violência para encontrar uma saída. Aqui na escola, quando temos uma palestra em um dia tão significativo, isso muda a nossa rotina e faz a gente entender que temos a obrigação de ter outra postura diante da violência doméstica, que é não silenciar, nem em casa, nem na escola”, disse.

Já o estudante Taylom Pereira destacou a importância da mudança de comportamento dos homens no enfrentamento à violência.

“A palestra falou sobre todos os tipos de violência e eu não quero ser esse homem que pratica violência. Eu respeito as mulheres e sonho em construir uma família em que minha companheira seja minha parceira em tudo. Fico feliz da escola escutar os alunos e ensinar como podemos denunciar as violências e também não cometer”, declarou.

A SEMPI seguirá com a programação dos 21 Dias de Ativismo em diversos municípios do estado, fortalecendo ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Programação dos 21 Dias de Ativismo

Lançamento da Campanha
Local: Escola do Mar, em Luís Correia
Data: 25 de novembro

Blitz informativa
Local: Parque da Cidadania, Av. Frei Serafim, 110 – Cabral, Teresina – PI
Data: 25 de novembro

Oficinas – Campanha Laço Branco
Local: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Data: 26 de novembro

Marcha das Mulheres Negras
Local: Brasília/DF
Data: 23 a 26 de novembro

Ocupa Estação, em parceria com o IPHAN
Local: Estação Ferroviária de Teresina, bairro Cabral
Data: 26 de novembro

Ônibus Lilás – Rodas de conversa nas comunidades
Local: A definir
Data: 25 de novembro a 5 de dezembro

Workshop da Lei do 5%
Local: Auditório da Escola Fazendária
Data: 27 de novembro

Diálogos para a Igualdade Racial na Gestão Pública
Local: Auditório Deputada Francisca Trindade – Escola Fazendária
Data: 28 de novembro

Dia M – Diálogos na Casa da Mulher Brasileira, em comemoração ao 2 anos de funcionamento e 20 anos do Ligue 180
Local: Casa da Mulher Brasileira de Teresina
Data: 02 de dezembro

Campanha Sem Assédio Moral e Sexual
Local: Novo Alphaville/Teresina
Data: 03 de dezembro

Campanha Sem Assédio Moral e Sexual – Ciclo de debates para Gestores e Lançamento da Cartilha Estadual
Local: Auditório da ETIPI
Data: 05 de dezembro

3º Encontro de Comitês Internos – Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade
Local: A definir
Data: 04 de dezembro

Rodas de conversa com homens servidores públicos (Campanha do Laço Branco)
Local: A definir
Data: 06 a 10 dezembro

Campanha Sem Assédio Moral e Sexual – Oficina Formativa
Local: Sead
Data: 09 de dezembro

II Seminário “Mulheres na Política”
Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí
Data: 11 de dezembro

Tags: , ,

 
 

Leia Também