SEMPI participa de reunião com Seplan e Banco Mundial para monitorar ações de gênero do Projeto Pilares do Desenvolvimento Humano

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, na quinta-feira (27), de uma reunião com a Secretaria do Planejamento (Seplan) e com representantes do Banco Mundial, com o objetivo de monitorar as ações de gênero que integram o Projeto Pilares do Desenvolvimento Humano (PDH), desenvolvido em parceria com o Governo do Estado.

A SEMPI integra o eixo de gênero do PDH, que prevê investimentos e iniciativas para o fortalecimento da política para mulheres no Piauí. Durante o encontro, foram avaliados três projetos estratégicos que estão em execução:

  • Contratação de consultoria especializada para realizar um estudo sobre a estrutura e o funcionamento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher;
  • Equipagem dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) nos municípios, reforçando a atuação local;
  • Qualificação de profissionais da assistência social e da saúde, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC) e a Secretária da Saúde (SESAPI), com foco no atendimento psicossocial, especialmente em casos de violência sexual e outras formas de violência de gênero.

“A SEMPI compõe o eixo de gênero do PDH numa parceria entre o Governo do Piauí e o Banco Mundial. Na reunião, monitoramos três projetos fundamentais para fortalecer a rede de proteção às mulheres e ampliar a política para mulheres no estado. Essa parceria, em que a Seplan atua intermediando as secretarias, permite que a SEMPI contribua com sua expertise na temática de gênero, na qualificação das equipes e na definição dos direcionamentos desse eixo. É um investimento significativo, e até setembro do próximo ano teremos uma rede ainda mais estruturada e preparada para enfrentar a violência baseada em gênero”, destacou a gerente de Enfrentamento à Violência da SEMPI, Érika Ruth Melo.

O eixo de gênero do PDH representa um dos compromissos do Governo do Estado para ampliar o acesso das mulheres a uma rede qualificada de atendimento, fortalecendo ações de prevenção, assistência e enfrentamento à violência.

Tags: , ,

 
 

Leia Também