A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nesta terça-feira (02), do encerramento do Plano de Ação do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade 2025 da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O evento, intitulado “Roda de Conversas – Intergeracionais e Interculturais: Vozes que Inspiram”, foi realizado no Campus Pirajá e reuniu representantes da universidade, da SEMPI e de órgãos parceiros, encerrando o ano com o compartilhamento de experiências e resultados.
Durante o encontro, a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, ressaltou a importância do programa no ambiente acadêmico. “Hoje encerramos, aqui na UESPI, mais uma etapa do Pró-Equidade. Tivemos a oportunidade de conhecer os dez eixos trabalhados pela instituição, todos voltados a sensibilizar, educar e mobilizar a comunidade acadêmica no enfrentamento às diversas formas de violência, especialmente o assédio moral e sexual. Queremos ser livres, queremos continuar vivas e viver com dignidade, e ações como essas contribuem para construir instituições mais seguras e humanas”, afirmou.
A coordenadora de Diversidade e Inclusão da SEMPI e gestora do programa, Ayra Dias, destacou o comprometimento da universidade e o impacto das ações desenvolvidas ao longo do ano. “O comitê interno da UESPI apresentou tudo o que foi realizado em 2025 no âmbito do Pró-Equidade. É um comitê extremamente dedicado, que implementa ações eficazes e se tornou referência para outros órgãos do Estado. Participei do eixo 10, na roda de conversa sobre experiências intergeracionais e interculturais, trazendo minha vivência enquanto gestora do programa e enquanto mulher travesti que atua na construção de políticas públicas. Também dialogamos com a secretária Zenaide sobre os avanços alcançados. Tivemos um salto significativo: saímos de 15 para 30 órgãos signatários, o que demonstra o fortalecimento do compromisso do Estado com a equidade de gênero, raça e diversidade”, destacou.
A coordenadora do Pró-Equidade na UESPI, professora Samaira Souza, fez um balanço positivo das ações realizadas pela instituição. “Hoje apresentamos uma retrospectiva das iniciativas de 2025 e dos resultados alcançados por meio dos dez eixos do nosso plano de ação. Encerramos o ano com muitas entregas importantes. Nossa intenção era mostrar pelo menos duas ações por eixo, mas alguns deles chegaram a contar com até dez atividades. Isso revela o cuidado e o empenho da UESPI com o programa. Que 2026 venha com ainda mais avanços”, declarou.
Por fim, a diretora do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC/PREX), professora Aline Meneses, reforçou o compromisso institucional da universidade. “Este é um momento muito significativo para a comunidade uspiana. Apresentamos um recorte das ações voltadas à promoção da equidade de gênero, raça e diversidade e reafirmamos o compromisso da UESPI em construir uma instituição inclusiva, plural e acolhedora para todos”, afirmou.





Tags: #mulheres, #SEMPI, PróEquidadedeGêneroRaçaeDiversidade, Programa Pró-Equidade