A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nesta segunda (8) e terça-feira (9), do 2º Encontro de Pontos Focais do Ligue 180, realizado em Brasília. A SEMPI foi representada pela coordenadora do Centro de Referência Francisca Trindade e da Central de Acolhimento do protocolo “Ei, Mermã, Não se Cale”, Teresa Oliveira.
O encontro, que integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, teve como foco o aprimoramento do sistema nacional de atendimento e o fortalecimento da integração entre os estados que compõem a rede de proteção às mulheres. A agenda também contou com atividades conduzidas pela coordenação nacional do Ligue 180, representada por Ellen Costa.
Segundo Teresa Oliveira, a participação da SEMPI foi fundamental para qualificar ainda mais o fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência.
“No primeiro dia, o encontro teve um caráter mais formativo, com oficinas e apresentação de casos, que nos permitiram dialogar sobre especificidades do atendimento e da demanda, especialmente no que diz respeito aos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). Já o segundo dia foi focado na prática: tivemos a oportunidade de operar dentro do sistema, esclarecer dúvidas dos estados que ainda tinham dificuldades de acesso e, para quem já utilizava a ferramenta, compreender as novas interfaces, status e atualizações. Também revisamos fluxos por meio de oficinas e recebemos suporte para auxiliar estados que ainda não possuem fluxograma definido. A coordenação nacional se colocou à disposição para apoiar reuniões com a rede e alinhar processos sempre que necessário”, destacou.
O encontro reforça o compromisso da SEMPI em aprimorar a atuação da rede de atendimento no Piauí e assegurar que mulheres em situação de violência tenham acesso a serviços humanizados, ágeis e eficientes.





Tags: #mulheres, #SEMPI, Ligue 180