Casa da Mulher Brasileira de Teresina registra mais de 5 mil mulheres atendidas em 2025

A Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina consolidou, em 2025, seu papel como um dos principais equipamentos de proteção, acolhimento e garantia de direitos das mulheres no Piauí. Até novembro deste ano, a unidade registrou 5.390 mulheres atendidas, totalizando 31.243 atendimentos realizados, números que evidenciam a confiança das mulheres na rede de proteção e a importância do serviço no enfrentamento à violência de gênero.

Funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, a Casa da Mulher Brasileira oferece um atendimento integrado, seguro e humanizado. Em 2025, a estrutura foi ainda mais fortalecida com a inauguração da Central de Flagrantes dentro da unidade, garantindo maior agilidade, proteção e resolutividade nos atendimentos às mulheres em situação de violência.

A CMB reúne, em um único espaço, diversos serviços especializados, organizados de forma a facilitar o fluxo de atendimento e assegurar acolhimento qualificado desde o primeiro contato. Os serviços são identificados por cores, promovendo melhor orientação e acesso das usuárias:

  • Bloco Lilás: Acolhimento e triagem, apoio psicossocial, brinquedoteca, alojamento de passagem e ações de promoção da autonomia econômica, por meio do SINE e do Instituto de Identificação;
  • Bloco Laranja: Serviços do sistema de Justiça, incluindo o 2º Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher, a Promotoria Especializada da Mulher e a Defensoria Pública da Mulher;
  • Bloco Verde: Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Patrulha Maria da Penha e Guarda Maria da Penha;
  • Bloco Amarelo: Central de Transportes.

Mais do que um local de atendimento, a Casa da Mulher Brasileira é um espaço de escuta, proteção e reconstrução de vidas, onde as mulheres encontram apoio para romper ciclos de violência, acessar seus direitos e fortalecer sua autonomia.

A unidade está localizada na Avenida Roraima, nº 2563, bairro Aeroporto, zona Norte de Teresina, e permanece de portas abertas para acolher e proteger mulheres que necessitam de apoio.

Tags: , ,

 
 

Leia Também