SEMPI articula ações intersetoriais para a Semana da Visibilidade Trans no Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nesta quarta-feira (7), de uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para discutir a programação do III Seminário Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais, que será realizado no dia 29 de janeiro, em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. A iniciativa tem como foco a promoção de direitos, a ampliação da visibilidade e o enfrentamento à violência e ao preconceito contra pessoas trans e travestis.

Segundo a coordenadora de Diversidade e Inclusão da SEMPI, Ayra Dias, o encontro teve como objetivo alinhar estratégias para a realização do seminário. “Trata-se de uma ação conjunta voltada ao enfrentamento da violência que atinge a população trans. O Brasil segue liderando os índices de assassinatos de pessoas trans, sendo a maioria mulheres trans negras. Por isso, a atuação da Secretaria das Mulheres é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes e comprometidas com essa realidade”, destacou.

A diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ da SASC, Joseane Borges, ressaltou o caráter integrado da iniciativa. “Este foi um momento de organização entre os órgãos do Governo do Estado para a execução de políticas públicas e ações voltadas à visibilidade trans. A proposta é realizar uma grande ação com serviços para a comunidade, garantindo voz, vez e reconhecimento a uma população que ainda é a mais vulnerabilizada à violência no país”, afirmou.

Já a coordenadora de Proteção aos LGBTQIAPN+ da Secretaria de Segurança Pública, Leona Osternes, enfatizou a contribuição da pasta para a programação. “A Secretaria de Segurança Pública estará presente na construção da Semana da Visibilidade de mulheres travestis e transexuais no Piauí, ofertando serviços como a emissão do novo RG, especialmente direcionados a esse público, dentro da ação integrada do Governo do Estado”, explicou.

A articulação entre as secretarias reforça o compromisso do Governo do Piauí com a promoção da cidadania, o enfrentamento às violências e a garantia de direitos para pessoas trans e travestis, por meio de ações coordenadas e intersetoriais.

Tags: , , ,

 
 

Leia Também