SEMPI e Polícia Militar destacam resultados positivos da Patrulha Maria da Penha em 2025

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, reuniu-se, nesta quinta-feira (8), com o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, para avaliar os resultados alcançados pela Patrulha Maria da Penha ao longo de 2025.

Durante o encontro, o comandante-geral apresentou os principais dados do ano e destacou a efetividade do serviço no acompanhamento das mulheres com medidas protetivas de urgência. “Em 2025, realizamos mais de 9 mil visitas e atendemos mais de 2.120 ocorrências por meio da Patrulha Maria da Penha. Atualmente, acompanhamos 2.383 mulheres com medidas protetivas de urgência e, felizmente, nenhuma dessas mulheres foi a óbito. Isso demonstra a importância de denunciar e buscar o Estado para garantir proteção. Quando a mulher procura os órgãos competentes, possibilita que a Patrulha atue de forma preventiva, assegurando acompanhamento e proteção efetiva”, ressaltou o coronel.

A secretária Zenaide Lustosa reforçou que os dados evidenciam o papel fundamental da rede de atendimento na prevenção da violência letal. “A maioria das mulheres vítimas de feminicídio no estado não havia solicitado medida protetiva nem registrado boletim de ocorrência. Quando a mulher procura a rede de atendimento, o Estado acolhe, oferece um serviço humanizado e salva vidas. Por isso, é fundamental não silenciar e buscar os órgãos e instituições que atendem mulheres em situação de violência. As mulheres que acessaram o Estado, receberam medidas protetivas e acompanhamento estão hoje protegidas”, afirmou.

Zenaide Lustosa também destacou o compromisso da Secretaria das Mulheres em ampliar a divulgação desse trabalho integrado e fortalecer, cada vez mais, a articulação com a Polícia Militar. “Vamos seguir fortalecendo essa parceria e ampliando a divulgação desse importante serviço, para que mais mulheres conheçam seus direitos e saibam que não estão sozinhas”, concluiu.

Tags: , ,

 
 

Leia Também