SEMPI discute fortalecimento de dados e políticas para mulheres rurais

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI), por meio da secretária Zenaide Lustosa, e a coordenadora do Observatório da Mulher Piauiense, Maria Clara Fernandes, reuniram-se, nesta sexta-feira (9), com a socióloga Thátila Porto, integrante do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas.

O encontro teve como objetivo alinhar o planejamento das ações do Observatório da Mulher Piauiense para o ano de 2026 e iniciar uma aproximação institucional voltada ao fortalecimento de estudos, dados e políticas públicas direcionadas às mulheres rurais no estado.

De acordo com a coordenadora do Observatório da Mulher Piauiense, Maria Clara Fernandes, a reunião foi estratégica para qualificar a produção de informações e subsidiar ações mais eficazes. “Foi um momento de alinhamento sobre as ações que o Observatório irá desenvolver em 2026 e também de aproximação com a Thátila, que atua com foco nas mulheres rurais. Existe uma lacuna importante na análise de dados sobre a violência vivenciada por essas mulheres, e a partir do fortalecimento dessas informações poderemos pensar projetos e políticas mais efetivas para o enfrentamento à violência contra as mulheres do campo no Piauí”, explicou.

Thátila Porto destacou a importância da articulação entre o governo estadual e as iniciativas nacionais voltadas às mulheres do campo, da floresta e das águas. “Fui convidada pela secretária Zenaide Lustosa para dialogar com o Observatório sobre dados relacionados à violência contra as mulheres rurais, tanto no contexto nacional quanto no Piauí. A reunião também foi um espaço para planejar ações conjuntas, discutir políticas públicas específicas e pensar parcerias com outras secretarias do Estado que possam contribuir com essa pauta”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso da SEMPI em ampliar o olhar das políticas públicas para as diferentes realidades das mulheres piauienses, considerando as especificidades territoriais e sociais, e em fortalecer a produção de dados como base para a formulação de ações mais justas, eficazes e inclusivas.

Tags: , ,

 
 

Leia Também