Governo do Piauí entrega Selo Aqui Tem Mulher Segura para bares e restaurantes que atuam na prevenção à violência contra a mulher

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Mulheres (SEMPI) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), entregou, nesta segunda-feira (24), 20 certificados do Selo “Aqui Tem Mulher Segura” a bares, restaurantes e produtoras que aderiram ao Protocolo Estadual “Ei, Mermã, Não Se Cale”. A solenidade foi realizada no Palácio de Karnak e contou com a presença do governador Rafael Fonteles e da ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

A certificação reconhece os estabelecimentos que assumem o compromisso de atuar na prevenção à violência contra as mulheres e no enfrentamento à importunação sexual em espaços de lazer e convivência. Os locais certificados passam a integrar uma rede de proteção que garante acolhimento, orientação e encaminhamento adequado às mulheres em situação de violência, fortalecendo a atuação conjunta entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

Para a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, o selo representa um avanço importante na construção de uma rede de cuidado. “O Selo ‘Aqui Tem Mulher Segura’ foi lançado no ano passado e, desde então, realizamos um trabalho contínuo de sensibilização junto a bares e restaurantes para que seus profissionais estejam preparados para acolher e orientar mulheres em situação de violência. O Estado não consegue avançar sozinho. É fundamental que a sociedade esteja envolvida para que possamos alcançar a meta de feminicídio zero”, destacou.

Representando a Casa Barro, a produtora cultural Suellen Morais ressaltou o compromisso do espaço com o respeito e a segurança. “Valorizamos a cultura, o cuidado com as pessoas e, principalmente, com as mulheres. Queremos ser um espaço de acolhimento, onde elas se sintam seguras e saibam que podem contar conosco”, afirmou.

Já André Leite, sócio-administrador do Faustino Restaurante, destacou a relevância da iniciativa. “A valorização e a proteção das mulheres são fundamentais para uma sociedade mais justa. Essa certificação reconhece a importância desse cuidado e contribui para que as mulheres sejam cada vez mais respeitadas e protegidas”, concluiu.

Confira a lista dos estabelecimentos certificados:

  1. We All
  2. Zero Grau
  3. Dom Nelore
  4. Faustino
  5. Produtora Rock Gol
  6. Muxoxo
  7. Casa Barro
  8. Samba do Bruce
  9. Vila Isabel
  10. Produtora 3 Manos
  11. 45′ Burguer
  12. Tortugo
  13. Casa da Panelada
  14. Rainha do Mixto
  15. Tenda Mangangá
  16. Produtora BLR
  17. Grupo Favorito
  18. Segundo’s Bar
  19. Seu Javas
  20. Marcelino Lopes, presidente do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Piauí

Fotos: Gabriel Paulino

Tags: , ,

 
 

Leia Também