O Palácio de Karnak está iluminado na cor roxa, no período de 25 a 31 de janeiro, em apoio à Campanha Janeiro Roxo, iniciativa nacional de conscientização e combate à hanseníase. A ação foi articulada pela Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI), a partir de solicitação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan Piauí).
A iluminação simbólica tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do enfrentamento ao preconceito e ao estigma ainda associados à doença, além de reforçar a necessidade do diagnóstico precoce como estratégia fundamental para o tratamento e a cura da hanseníase.
“A Secretaria das Mulheres articulou a iluminação do Palácio de Karnak, que teve início no último domingo de janeiro e segue até o dia 30, data em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Hanseníase. Essa é uma forma de sensibilizar a sociedade sobre o preconceito, o estigma e, sobretudo, a importância do diagnóstico precoce, especialmente no que diz respeito às mulheres”, destacou a diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da SEMPI, Ivana Amorim.
O objetivo da Campanha Janeiro Roxo é ampliar a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento gratuito disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e do enfrentamento ao estigma e à discriminação ainda associados à doença.
Tags: #mulheres, #SEMPI, Janeiro Roxo