SEMPI articula com a UFPI inauguração da primeira Cuidoteca universitária no Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI), por meio da diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Ivana Amorim, realizou uma reunião de articulação com o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor Emídio Matos, para tratar dos encaminhamentos para a inauguração da Cuidoteca da instituição.

A implantação de Cuidotecas em universidades federais integra a Política Nacional de Cuidados, instituída pelo Governo Federal em dezembro de 2024. A iniciativa prevê investimento de R$ 400 mil para a adaptação do espaço físico e o pagamento de bolsas para cuidadores, garantindo a execução do projeto piloto. A Cuidoteca da UFPI terá capacidade para atender até 40 crianças, pelo período de um ano, na faixa etária de 3 a 10 anos.

Segundo Ivana Amorim, a chegada da cuidoteca à UFPI é resultado de uma articulação institucional conduzida pela SEMPI em parceria com o Governo Federal. “Estivemos na UFPI dialogando com o professor Emídio, que é o ponto focal da cuidoteca. A secretária Zenaide Lustosa articulou junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da secretária Laís Abramo, para que esse equipamento chegasse à UFPI. Agora, estamos com data pré-agendada para a inauguração, no dia 2 de março, no campus de Teresina”, explicou.

A diretora destacou ainda que a cuidoteca vai oferecer suporte qualificado a mães e pais estudantes que não dispõem de uma rede de apoio para o cuidado com seus filhos. “A cuidoteca não é apenas um espaço de recreação. É um ambiente de cuidado especializado, com profissionais qualificados, pensado para garantir que, principalmente as mulheres, possam estudar, se qualificar, se graduar e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho”, ressaltou.

A iniciativa representa um avanço na promoção da equidade de gênero e no fortalecimento das políticas de cuidado, contribuindo para a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes com filhos na universidade.

Tags: , , , ,

 
 

Leia Também