Secretaria das Mulheres recebe visita da secretária municipal de Capitão de Campos

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) recebeu, nesta terça-feira (10), a visita da secretária da Mulher do município de Capitão de Campos, Janiele Sousa. O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação entre Estado e município e alinhar ações voltadas à ampliação e consolidação das políticas públicas para as mulheres no território.

Durante a reunião, a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destacou a importância da estruturação institucional no município, especialmente com a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. “O conselho é um instrumento fundamental, pois propõe políticas públicas, fiscaliza e garante a participação do poder público local e da sociedade civil. É um equipamento forte para monitorar e fortalecer as políticas para as mulheres no município”, afirmou.

Zenaide também ressaltou a necessidade de implantação de espaços de acolhimento às mulheres em situação de violência. “Dialogamos sobre a importância de criar um espaço municipal que ofereça orientação psicossocial e jurídica, além de projetos que serão lançados a partir do dia 8 de março e que fortalecem tanto o enfrentamento à violência quanto a autonomia econômica e financeira das mulheres”, completou.

A diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da SEMPI, Ivana Amorim, enfatizou o papel do Estado no apoio às gestões municipais. “A secretária Janiele veio buscar orientações, parcerias e apresentar projetos nas áreas do empreendedorismo feminino e do enfrentamento à violência. Fizemos os encaminhamentos necessários e reforçamos o suporte técnico do Estado, além dos projetos e materiais que a SEMPI já disponibiliza para capilarizar as políticas públicas em todo o Piauí”, explicou.

Para a secretária municipal Janiele Sousa, a visita representa um passo importante para o fortalecimento das ações em Capitão de Campos. “Vim em busca de melhorias para a nossa secretaria e para o município. Um dos temas que trouxe foi o empreendedorismo feminino, especialmente para mulheres de baixa renda e que já vivenciaram situações de violência doméstica. Muitas permanecem em relacionamentos abusivos por dependência financeira, e queremos mudar essa realidade, garantindo autonomia e renda para essas mulheres”, destacou.

A reunião reforça o compromisso da SEMPI com a interiorização das políticas públicas para as mulheres e com o fortalecimento da rede municipal de enfrentamento à violência e promoção da autonomia feminina em todo o estado.

Tags: , ,

 
 

Leia Também