Secretaria de Estado das Mulheres – SEMPI, realizou nesta quinta-feira (5), palestra sobre saúde mental com Gyselle Soares

A Secretaria de Estado das Mulheres – SEMPI, realizou uma palestra sobre o cuidado com a saúde mental ainda na juventude, na manhã desta quinta-feira(05), na Escola CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo – Premen Norte, que fica localizada na zona norte de Teresina. O evento contou com a presença da Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, e equipe da SEMPI e a palestrante convidada, a apresentadora, escritora e ex-BBB, Gyselle Soares. O objetivo desta palestra é o informar sobre o autocuidado na própria jornada na vida para os jovens.

Falar sobre saúde mental na adolescência e juventude é primordial, por ser uma das fases mais importantes de transição e também dá as primeiras grandes escolhas. A SEMPI, busca valorizar a importância dessas pautas, e está sempre inteirada em promover momentos de discussões e palestras para reforçar o cuidado com a saúde mental e física, principalmente nesse mês de alusão ao Setembro Amarelo.


Para a Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, o mês de Setembro Amarelo, é o mês se que trabalha a importância das mulheres compreenderem que a violência psicológica é violência e que a Lei Maria da penha protege a mulher, “intensificar os diálogos com os jovens, é importante dentro da sociedade, é um momento conversa, sensibilização e motivação para que nós conseguimos ultrapassar os obstáculos e consiga caminhar e atingir os objetivos que nos propomos a vivenciar, e ter equilíbrio para sair desta fase, e está estudando, trabalhando, esses momentos permite que a juventude compreenda a importância de romper qualquer situação de violência contra as mulheres. Neste ano, com o projeto Vamos nas Escolas, vamos capacitar os professores e alunos para a pauta de gênero para possamos transformar a realidade das mulheres” destacou a secretária.


A artista Gyselle Soares, durante a sua palestra contou como encontrou saída para problemas do seu cotidiano, como enfrentou situações difíceis e a importância de romper qualquer ciclo de violência de gênero, e também contou sobre as dificuldades para enfrentar a depressão. “ Eu sempre tive que recriar a realidade, comecei a trabalhar ainda muito jovem para ajudar a minha mãe, que foi vítima de violência doméstica, e mesmo com todas as dificuldades, sempre tive amor pela arte, e nesta palestra falo também dos desafios enfrentados por mim, por minha família, até chegar onde eu agora.


A secretaria das Mulheres, durante o mês de Setembro irá levar palestra, ações e diálogos para as escolas e espaços da sociedade civil para refletir a importância de romper a violência psicologia e buscar ajuda através dos contatos como Ei, mermã, não se cale!, 0800 000 1673 e o ligue 180 , Central de atendimento às mulheres.

Tags: ,

 
 

Leia Também