A Casa oferece uma estrutura completa e multidisciplinar, humanizada funcionando 24 horas por dia, no atendimento às vítimas de violência
A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, acompanhada pela Secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, e sua equipe, visitou nesta quinta-feira (12), a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina, localizada no bairro Aeroporto. Inaugurada em 8 de março de 2024, a CMB, tornou-se um importante ponto de referência para o atendimento a mulheres em situação de violência no Piauí, com mais de 7 mil atendimentos registrados até o momento.
Durante a visita, a ministra percorreu todas as instalações, conhecendo os serviços especializados oferecidos para as mulheres. A Casa oferece uma estrutura completa e multidisciplinar, humanizada funcionando 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados. Mais de 283 mulheres já foram capacitadas em cursos de qualificação profissional, mais de 13 mulheres foram encaminhadas ao mercado de trabalho pelo SINE. O local também possui um posto de emissão de documentos do Instituto de Identificação Félix Pacheco, que já atendeu em média mais de 30 mulheres, facilitando a regularização de seus documentos.
A Casa da Mulher Brasileira de Teresina oferece serviços essenciais, como Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), Juizados e Varas especializadas, atendimento especializado psicossocial, além de Promotoria e Defensoria Pública. A brinquedoteca também é um destaque, garantindo que as mães possam receber atendimento enquanto suas crianças estão seguras e acolhidas.
Em sua fala, a ministra Cida Gonçalves, destacou a importância do trabalho que tem sido feito aqui no estado. “Essa minha visita à Casa da Mulher Brasileira aqui em Teresina, me fez ter a certeza de um trabalho que dá certo. Todos os espaços dispostos aqui estão para acolher as mulheres, através de um atendimento de qualidade. Preparando elas para a vida e o mercado de trabalho,” afirmou a ministra.
A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou o papel da Casa na promoção da autonomia econômica das mulheres. “É muito importante ver o funcionamento dos serviços como a Defensoria Pública, a Delegacia, o Ministério do Tribunal de Justiça, o acolhimento psicossocial. Então, isso é o resultado de uma política que está acolhendo as mulheres durante 24h no estado do Piauí, na Casa da Mulher Brasileira,”comentou Zenaide.
A primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, ressaltou a relevância da presença da ministra na Casa da Mulher Brasileira. “A vinda dela vai fortalecer, mais ainda, às mulheres terem coragem de virem fazer a denúncia. As mulheres precisam de incentivo, do contrário, elas vão permanecer nestes ciclos de violência,”declarou a Primeira dama.
Como parte da visita, a Casa também preparou uma exposição em parceria com a Escola de Artesanato Toinha Vieira, com o objetivo de promover oficinas de geração de renda para as mulheres atendidas, incentivando sua autonomia econômica.
A visita da Ministra Cida Gonçalves reforça a importância da Casa da Mulher Brasileira como um espaço de acolhimento e proteção, essencial para garantir que as mulheres vítimas de violência possam reconstruir suas vidas com dignidade e segurança.
Se tiver presenciando alguma violência doméstica e familiar acione o Ei mermã, não se cale!, 0800 000 1673, ou vá até a Casa da Mulher Brasileira de Teresina , que fica na Av. Roraima,2563- Aeroporto.
Tags: #CasadaMulherBrasileira, #FeminicídioZero, #GovernodoPiauí, #mulheres, #Piauí, #SEMPI, mulheres