SEMPI realizou o terceiro momento formativo do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e DiversidadeA Secretaria reforça o compromisso para que servidores possam ter um ambiente de trabalho mais inclusivo

A Secretaria reforça o compromisso para que servidores possam ter um ambiente de trabalho mais inclusivo

Nesta quinta-feira(19), a Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí- SEMPI, realizou o terceiro momento formativo do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade para as/os servidores estaduais, no Auditório da Auditório da Secretaria de Estado da Administração-SEAD. Estiveram presentes a Diretora de Articulação Institucional e Ações Temáticas-SEMPI,Ianara Evangelista, a Coordenadora da Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão-SEMPI, Letícia Gualter. A palestra foi ministrada pelo psicólogo clínico infantil-juvenil e adulto, Jadno Lima, pós-graduando em ABA para autismo e deficiência intelectual e em psicologia clínica contemporânea. Com o tema: Saúde Mental no Ambiente de Trabalho: Identificando Sinais e Desenvolvendo Estratégias de Resistência.”

A Secretaria promove essas formações, para que os servidores possam trocar experiências de práticas inclusivas no ambiente de trabalho, buscando fortalecer o compromisso com a equidade de gênero e raça. Ao mesmo tempo que capacita de forma contínua, promovendo igualdade e respeito no dia a dia profissional e em suas interações com a sociedade. Além disso, estimula que cada órgão desenvolva as ações do plano de ação do programa.

Para Coordenadora da Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão- SEMPI, a Letícia Glautter,“este terceiro momento do programa Pro-Equidade, que faz alusão ao setembro amarelo é muito importante, pois a saúde mental é a terceira pandemia que estamos vivendo. Fizemos várias ações voltadas para melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho com os servidores para que possamos trabalhar essa questão da resiliência, as formas de realização das atividades no ambiente corporativo. Acreditamos que esse momento de diálogo contribui para uma mudança de cultura organizacional,” afirmou a Coordenadora.

O encontro proporcionou aos presentes um momento de autoconhecimento, onde puderam compreender a necessidade de estar atento em relação à saúde mental no local de trabalho, assim como a importância da Campanha do Setembro Amarelo. O Psicólogo, Jadno Lima, destacou a importância do evento, principalmente neste mês de setembro, e fez uma observação para o cuidado com a saúde mental durante o ano todo. “No contexto do trabalho é importante que a gente esteja atento no aspecto da nossa saúde, pois a partir dele a gente consegue produzir um um bom trabalho, ter um bom produção, assim como um bom relacionamento com os demais colegas. existem atividades que podemos fazer para melhorar a nossa saúde como: atividade física, lazer, realizar atividades que façam bem o nosso corpo. Como também ambiente de trabalho favorável,” pontuou.

Durante o mês, a SEMPI destaca a importância de não silenciar a violência psicológica e buscar ajuda através de canais da rede de proteção às mulhers em situaço de violência doméstica e familiar , ligando no 180 (Central de Atendimento às Mulheres), mandando mensagem no Ei, mermã, não se cale! 0800 000 1673, ou procurar a Casa da Mulher Brasileira, (Av. Roraima, 2563, Aeroporto).

Tags: , , , ,

 
 

Leia Também