SEMPI participou da reunião de alinhamento para a construção do Plano Estadual de Segurança Pública

A integração entre os órgãos do governo, SEMPI e SSP-PI, e a rede de proteção, é essencial para combater a violência de gênero.

A Secretaria Estadual das Mulheres (SEMPI) participou, na última quarta-feira (19), de uma reunião de alinhamento para a construção do Plano Estadual de Segurança Pública, realizada na Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Estiveram presentes, representando a SEMPI, a Diretora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Ana Cleide Nascimento, e a equipe técnica, além de membros da SSP-PI e da Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos (SEPLAN).

Cujo objetivo da reunião foi promover a integração entre os órgãos governamentais e a rede de proteção, visando desenvolver estratégias para o enfrentamento da violência de gênero e garantir a segurança e a vida das mulheres no Piauí de forma integrada e humanizada. Considerou-se a necessidade de ações a curto, médio e longo prazo, reconhecendo que a segurança da mulher requer uma abordagem contínua e multidimensional.

No contexto do alinhamento, a Secretaria de Segurança Pública está na fase final de elaboração dos Planos Estaduais de Competência, que incluem o Plano de Enfrentamento à Violência de Gênero e metas específicas para o enfrentamento ao feminicídio. Essas metas estão em conformidade com o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2030, que prevê um sistema de governança voltado para a avaliação, monitoramento e condução de políticas públicas. Esse plano estabelece ações estratégicas de prevenção e repressão à violência contra as mulheres e outros grupos vulneráveis, além de modernizar as instituições de segurança e capacitar os profissionais envolvidos.

A Jahyra Sousa, Coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência da SEMPI, Jahyra Sousa, destacou a relevância do encontro: “Nossa contribuição envolve a elaboração de um diagnóstico sobre o feminicídio e as políticas, programas e projetos destinados ao enfrentamento e prevenção da violência de gênero contra a mulher no Piauí”, afirmou.

A SEMPI, em parceria com a SSP-PI, está ajustando os termos de colaboração para a criação de diagnósticos focados nas políticas de enfrentamento aos crimes de gênero, com ênfase no feminicídio, levando em consideração as demandas da rede de prevenção. Isso visa garantir uma resposta integrada e eficaz, alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que busca, com base em evidências, direcionar os esforços e recursos públicos para combater as causas da violência e criminalidade e as metas estabelecidas sejam alcançadas principalmente na erradicação do feminicídio. A colaboração entre os diferentes órgãos governamentais é essencial para o sucesso dessas ações e para a melhoria da segurança das mulheres, com resultados concretos medidos por indicadores padronizados

Tags: , , ,

 
 

Leia Também