Sempi realiza live sobre os direitos das mulheres com câncer de mama

Durante a live, mitos e verdades, dúvidas e esclarecimentos sobre o câncer de mama foram discutidos com as participantes.

Nesta quarta-feira (09), a Secretaria das Mulheres-SEMPI, representada pela psicóloga do Centro de Referência Francisca Trindade, Josélia Brito, rconduziu a live Outubro Rosa: direitos das mulheres com câncer de mama – o que você precisa saber. O bate-papo foi ministrado pelo convidado Dr. Luiz Ayrton, mastologista, via mídias sócias da intituição.


Durante a live, mitos e verdades, dúvidas e esclarecimentos sobre o câncer de mama foram discutidos com as participantes. Dentre as leis e direitos tratados, foi apresentada a Lei 14.758/23, responsável pela Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer. Uma política que oferece coleta de dados e assistência à mulher em tratamento.


Em sua fala, Josélia Brito pontuou sobre a importância de conversar sobre a saúde da mulher. “As informações compartilhadas pelo doutor foram imprescindíveis para este processo de compartilhamento de reflexão sobre a temática. Informação tem poder e precisa ser compartilhada e quando mais cedo a mulher perceber os sinais a doença , mais cedo o tratamento será iniciado.”, disse a psicóloga.


Ao longo de suas contribuições, o Dr. Luiz Ayrton tratou sobre a relevância da campanha do mês de outubro e como precisamos avançar com os cuidados do meio ambiente. “O movimento do Outubro Rosa visa uma conscientização e estamos conseguindo. Com a campanha, conquistamos o estímulo aos serviços de mamografia, como também, criação de leis. Mas ainda precisamos avançar sobre os cuidados com o meio ambiente”, explicou.

A SEMPI ESTARÁ JUNTO NA CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA DA FUNDAÇÃO MARIA CARVALHO SANTOS

Durante a Live, as internautas foram convidadas a somar-se na Caminhada do Outubro Rosa, organizada pela Fundação Maria Carvalho Santos. Que este ano vem com o tem De olho no controle.

A caminhada está marcada para o próximo domingo (13), às 7h com saída da Ponte Estaiada de Teresina. Na oportunidade, serão distribuídas mais de 2.000 senhas para realizar mamografias gratuitas.

Para maiores informações, acesse as redes sociais da Fundação clicando AQUI.

 
 

Leia Também