Dia da Menina Empoderada: Secretaria das Mulheres realiza palestra sobre Letramento de Gênero para as jovens aprendizes das secretarias do Estado

Através dos conceitos expostos, as meninas muniram-se de conhecimento para adentrar na luta pelo enfrentamento da violência contra as mulheres e participar da construção de ambientes com mais equidade.

A Secretaria das Mulheres (Sempi) promoveu uma palestra sobre ‘Letramento de Gênero’ para as jovens aprendizes das secretarias do Governo do Piauí, nesta sexta-feira (11). A agenda aconteceu em alusão ao Dia Internacional da Menina Empoderada, dedicado a promover debates da busca da igualdade e liberdade das futuras mulheres do mundo.


Durante a palestra, as jovens conseguiram reconhecer e compreender a temática de gênero. Através dos conceitos expostos, as meninas muniram-se de conhecimento para adentrar na luta pelo enfrentamento da violência contra as mulheres e participar da construção de ambientes com mais equidade.

A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou do evento e destacou a importância da data e da união entre secretarias para promover um momento de diálogo e formação para as meninas. “Esse dia destaca o empoderamento feminino e também nos chama para a discussão sobre a violência contra as meninas. Assim, para marcar esta data, promovemos este encontro entre as jovens das diversas secretarias do Estado”, declarou a Secretária.

Para a palestrante do evento, Jahyra Sousa, o espaço de hoje foi importante para desconstruir desigualdades e preconceitos. “Ser este espaço para meninas, jovens aprendizes, é contribuir com o fortalecimento destas que estão dentro de um grupo bastante afetado pela desigualdade de gênero. Assim, formando e fortalecendo pessoas para que também sejam multiplicadoras de comunicação mais respeitosa socialmente.”, explicou.

A jovem aprendiz da Secretaria de Cultura, Leticia Aparecida, de 17 anos, contou sobre seu aprendizado ao longo da palestra. “Aprendi muito sobre o letramento de gênero e alguns direitos que temos. Uma das partes mais interessantes que achei, foi ter aprendido a diferença do conceito de pessoas cis e trans”, disse a jovem.

 
 

Leia Também