Em alusão ao Outubro Rosa, Secretaria das Mulheres transmite live ‘Políticas Públicas Câncer e Mulher’

O momento foi oportuno para desmistificar alguns estigmas sobre a doença e como a mulher pode lidar após receber o diagnóstico. 

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria das Mulheres transmitiu a Live ‘Políticas Públicas Câncer e Mulher’. O evento virtual foi mediado pela Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, e contou com a condução do convidado Doutor Luiz Ayrton, mastologista e referência na luta contra o câncer de mama.

Durante a live, foi apresentada a importância da Campanha do Outubro Rosa para a implantação de leis que acolhem mulheres em tratamento, o incentivo à boa alimentação e a importância do cuidado com o meio ambiente. Além disso, o momento foi oportuno para desmistificar alguns estigmas sobre a doença e como a mulher pode lidar após receber o diagnóstico. 

A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou a relevância da agenda, visto o alcance e a pauta discutida. “Esse momento terá um grande alcance e as pessoas irão conseguir revisitar as informações quando desejarem, por permanecer disponível em dois canais na Internet”. Ela ainda reforçou o trabalho da Secretaria sobre a pauta da saúde da mulher, mencionou a atividade “Lenços que Abraçam – Oficina de Estilo e Autoestima” , promovidas pela Sempi nos Hospitais de Teresina. 

Ao longo de sua participação, o Doutor Luiz Ayrton elucidou como o câncer de mama afeta as diversas áreas da saúde pessoal e social da mulher diagnosticada com o câncer de mama. “Uma mulher que recebe esse diagnóstico tende a ter um impacto muito grande sobre a questão social, questão familiar e psicológica. Por isso, a mulher precisa de apoio, tanto profissional quanto social”. Ele ainda completou pontuando a importância do momento promovido pela Sempi, visto que por meio de eventos como este, nascem novas oportunidades de dialogar sobre o controle do câncer de mama em diversas outras secretarias. 

O momento também contou com a participação presencial das sevidoras da Sempi e virtual das Secretárias de Mulheres dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMS), que aproveitaram o evento para sanar algumas dúvidas e apresentar um pouco de suas atuações. Como a Lidiane da Rocha, Secretária em São Braz do Piauí que elaborou uma pergunta sobre os fatores que influenciam o pró-diagnóstico. “É um prazer estar aqui participando de um momento com um assunto tão importante para a saúde das mulheres”, disse.

O evento teve transmissão ao vivo no canal do YouTube do Governo do Estado do Piauí e no perfil oficial da Sempi no Instagram

Tags: ,

 
 

Leia Também