A atividade em parceria com o Ciaspi foi promovida com o objetivo de oferecer informação, atendimento e acolhimento às pessoas que trabalham com questões de gênero e violência contra a mulher.
Em alusão ao Dia Internacional de Cuidado e Apoio, conjuntamente à Campanha do Outubro Rosa, a Secretaria das Mulheres (Sempi), em parceria com o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), realizou, nesta terça-feira (29), a ‘Rota de Cuidados e Apoio’ aos profissionais da Casa da Mulher Brasileira.
A Rota foi promovida com o objetivo de oferecer informação, atendimento e acolhimento às pessoas que trabalham com questões de gênero e violência contra a mulher. Durante a manhã, foram ofertados serviços de enfermagem, como aferição de pressão e glicemia, além de meatoscopia, avaliação nutricional, orientações psicológicas e um momento especial de relaxamento.
A coordenadora da Garantia dos Direitos e dos Cuidados da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí, Karla Costa, contou que a data é uma forma de conscientização da importância dos cuidados e necessidades de todas as pessoas. “É importante falarmos sobre como o cuidado é visto como um trabalho invisível e não remunerado, mas que impacta na vida e na economia das pessoas. As mulheres são as mais impactadas, cuidando da família, filhos, dos afazeres domésticos e de pessoas doentes”, explicou.
Para a coordenadora dos Programas de Saúde do Ciaspi, Naiana Rabelo, a Rota “oferece uma escuta qualificada e qualidade de vida para as mulheres e demais servidores públicos do estado do Piauí”, disse.
Algumas servidoras da Casa, que participaram do momento, pontuaram sobre a relevância da ação. Lúcia Barreto, pedagoga e servidora da brinquedoteca da CMB, destacou que através da atividade conseguiu atentar-se à saúde da sua pressão arterial. “Essa atividade é muito importante, pois funciona como alerta para todas as mulheres, sobre o papel fundamental do autocuidado”.
Tags: #CasadaMulherBrasileira, #mulheres, #Piauí, #SEMPI