O momento foi conduzido pela equipe psicossocial da Sempi que abordou a importância de reconhecer e combater as diversas formas de violência enfrentadas por mulheres no transporte público.
A Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), em parceria com a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico do Piauí (Sinart – PI), promoveu, nesta segunda-feira (04), uma palestra de conscientização sobre o enfrentamento à violência e importunação sexual no transporte Rodoviário de Teresina. A agenda faz parte da programação de ações da Secretaria pela Campanha ‘21 dias de ativismo’, que este ano vem com o tema ‘Elas vivas, Feminicídio Zero’.
O momento foi conduzido pela psicóloga da Sempi, Josélia Brito, que abordou a Lei Maria da Penha e a tipificação da violência. Durante o diálogo, com troca de reflexões e experiências, foi destacado não apenas os aspectos emocionais e psicológicos da importunação sexual, mas também as orientações práticas sobre como as vítimas podem se proteger e buscar ajuda. Na oportunidade, foi apresentado o protocolo ‘Ei, mermã, não se cale!’, para reforçar a pauta dos canais de ajuda e de orientação para as mulheres.
A diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Ana Cleide, pontuou que a ação faz parte da campanha dos ‘21 dias de Ativismo – Elas Vivas, Feminicído Zero’ da Sempi e que, por meio do momento, as mulheres compreenderam quais são os tipos de violência e como pedir ajuda. “Foi uma oficina muito relevante, principalmente porque as mulheres se apresentaram bem participativas, relataram histórias que elas conheceram ou vivenciaram e alertaram para alguns sinais de violência”, contou.
A gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, enfatizou a importância do apoio mútuo entre as mulheres, especialmente durante as viagens intermunicipais. Para fortalecer essa rede de suporte, é fundamental ampliar a campanha através da colocação de cartazes informativos nas vitrines dos guichês das empresas de ônibus. Além disso, sugeriu que, a cada partida de um ônibus, sejam compartilhadas informações sobre os canais de ajuda disponíveis para as mulheres, junto com os detalhes das viagens.
Para o gerente de Terminais da Sinart, Robson Silva, a ação foi “muito importante, pois aproveitamos o apoio da Secretaria para trazermos essa temática para os nossos servidores”, disse.
A auxiliar administrativa da Sinart-PI, Cleane Rocha, destacou que o momento foi importante para se informar sobre as situações de violência e como oferecer ajuda. “A palestra clareou as nossas ideias e nos fez ter mais conhecimento sobre como ajudar mulheres em situações de violência. Agora conseguiremos identificar e ajudar”.
Para a auxiliar de limpeza Antônia Sídia, “a iniciativa de realizar a palestra foi boa, principalmente para as mulheres. Serviu para ficarmos, cada vez mais, em alerta no que está acontecendo diante nossos olhos e evitar deixar passar essas situações em branco”, falou.