Secretaria das Mulheres realiza campanha ’21 dias de ativismo- Elas Vivas, Feminicídio Zero’, durante o mês de Novembro

A Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi) realizará, durante o mês de novembro, a campanha ‘21 dias de ativismo – Elas Vivas, Feminicídio Zero’, em alusão aos 21 Dias de Ativismo – Pelo Fim da violência contra à Mulher, que no Brasil, inicia em 20 de Novembro, no Dia Nacional da Consciência Negra, e finaliza em 10 de Dezembro, no Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Piauí, as ações serão realizadas pela Sempi por meio da realização de projetos como Ônibus Lilás, palestras, rodas de conversas, protocolo Ei, mermã, não se cale!, campanha Feminicídio Zero, Laço Branco e ações nos Organismos de Políticas para as mulheres.

O Feminicídio Zero é uma mobilização permanente do Ministério das Mulheres e integra a campanha da Sempi de 2024. Dentre os objetivos da mobilização nacional está o enfrentamento à violência contra a mulher através da conscientização da população e do fortalecimento da divulgação dos canais de ajuda, informações e registro de denúncias.


Durante o mês de novembro, entre as ações da campanha, acontecerá a Blitz ’21 Dias de Ativismo’, uma ação que levará informações essenciais sobre os canais de apoio disponíveis para mulheres vítimas de violência. Como o Disque 180, a Central de Atendimento às Mulheres e o número 0800 000 1673, além da campanha “Ei, mermã, não se cale!” e a divulgação da Casa da Mulher Brasileira, localizada na Av. Roraima, 2563, no Aeroporto, como um local de atendimento. A Blitz também oferecerá um espaço para esclarecer dúvidas sobre o que caracteriza violência segundo a Lei Maria da Penha.

A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, reforça que através das agendas da campanha é possível unir toda a sociedade pela meta do Feminicídio Zero no estado. “A Secretaria das Mulheres está com uma agenda iniciando já nesses primeiros dias de novembro, porque o enfrentamento à violência é permanente. A temática desse ano vem no sentido de ampliarmos o debate do enfrentamento à violência de gênero, junto aos diversos públicos, homens e mulheres, para que possamos, efetivamente, atingir essa meta do Feminicídio Zero, e manter as mulheres vivas”, conta.

A Origem da Campanha

A Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização global que começou em 1991, promovida inicialmente por ativistas de direitos das mulheres no Women’s Global Leadership Institute. Essa campanha tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a violência baseada no gênero e promover o engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. A escolha das datas reflete a convergência de várias agendas globais, como as descritas abaixo.

  • 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
  • 25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
  • 1º de dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS, ressaltando os desafios enfrentados pelas mulheres na prevenção e tratamento da doença.
  • 6 de dezembro: Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha do Laço Branco).
  • 10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O período entre 25 de novembro e 10 de dezembro foi estabelecido para marcar essa luta, destacando a conexão entre o combate à violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos universais.

Confira a programação completa da campanha ‘21 dias de Ativismo – Elas Vivas, Feminicídio Zero’ a seguir.

Tags: , , ,

 
 

Leia Também