Sempi participa da I Feira da Agricultura Familiar,  Povos Tradicionais e Economia Solidária

A Secretaria das Mulheres participa da I Feira da Agricultura Familiar – Povos Tradicionais e Economia Solidária. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acontecerá até amanhã, dia 23 de novembro, no Parque Potycabana, bairro Noivos, zona Leste de Teresina.

A Feira busca fomentar a economia local, dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar e ampliar oportunidades de negócios, promovendo o fortalecimento das comunidades e incentivando práticas sustentáveis. A participação da Sempi representa a importância de dar voz às mulheres em espaços que discutem desenvolvimento econômico e social.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, pontua o papel das mulheres da agricultura familiar e como a economia do campo fortalece as mulheres a romper a violência doméstica. ” Durante a feira da agriculuta familiar está sendo realizado sensibilização sobre o enfrentamento à violência doméstica e comercialização de produtos produzidos por mulheres que fortalece a economia e a renda do campo.”

Na oportunidade, a equipe da Sempi ampliou a divulgação da campanha “21 dias de Ativismo – Elas Vivas, Feminicídio Zero”, pela busca do fim da violência. De acordo com a coordenadora do Programa Mulheres do Campo, das Águas e da Floresta, Adeliane Martins, “nosso envolvimento na feira foi um momento para intensificarmos a campanha dos 21 Dias de Ativismo. Aproveitamos a oportunidade para mobilizar e sensibilizar tanto as feirantes quanto os visitantes, apresentando nosso material de enfrentamento à violência contra a mulher. Acreditamos que a feira é mais do que um espaço para compras ou troca de informações; é um local estratégico onde podemos articular e mobilizar ações contra essa realidade”, disse.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, agricultores e representantes de cooperativas, que se reuniram para celebrar a diversidade cultural e as riquezas da agricultura familiar no Piauí. Durante o evento, foram realizadas palestras, oficinas e atividades culturais, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os presentes.

A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí faz parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, que é realizado pelo Consórcio Nordeste e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNCERN).

Tags: ,

 
 

Leia Também