Nesta segunda-feira (25), a secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, ´participou do lançamento do módulo ‘Sentinela’ do sistema JuLIA – Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial, ferramenta criada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e voltada para o combate à violência doméstica.
Por meio da iteligência artificial, a mulher em situação de violência doméstica e familiar pode fazer a solicitação de medidas protetivas diretamente através do WhatsApp. A JuLIA obedece ao Art. 19 da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que prevê que a vítima pode se dirigir diretamente à vara competente, sem a necessidade de comparecer à delegacia ou ser representada por advogado.
Para a secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, a JuLIA vem para fortalecer a rede de atendimento e acolhimento das mulheres em situação de violência. “Essa é mais uma importante ferramenta de acolhimento para as mulheres em situação de violência doméstica. Aliada a outras iniciativas, como a Maria, o Boot do ‘Ei, mermã, não se cale’, vai fortalecer toda a rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar do estado”, explicou.
Mais canais de Ajuda e denúncias
Em situação de violência doméstica e familiar, acione a rede de proteção às mulheres através do 0800 000 1673 – ‘Ei, mermã, não se cale!’. Também pode fazer a ligação para o Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher.
Além disso, a vítima pode se dirigir à Casa da Mulher Brasileira de Teresina, localizada na Av. Roraima, 2563 – Aeroporto, Teresina – PI, 64007-150. Em outros municípios, procurar o CRAS, CREAS, UBS e Delegacias para obter apoio.
Tags: #Piauí, #SEMPI, #SEMPI #PiauísemMisoginia #21DiasdeAtivismo