O Projeto capacita mulheres para que se tornem líderes em suas comunidades, com o objetivo de multiplicar o conhecimento sobre direitos humanos e direitos das mulheres.
Nesta segunda-feira (09), a Secretaria das Mulheres (Sempi) se fez presente na solenidade de formatura da 5ª turma do Projeto Defensoras Populares, realizado pela Defensoria Pública do Piauí. A turma deste ano, que faz homenagem à delegada Vilma Alves, forma 216 novas Defensoras Populares do estado.
A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, explica a importância do projeto na luta pelo enfrentamento à violência contra as mulheres. “Esse projeto permite que as mulheres tenham acolhimento humanizado, porque visualiza-se a unidade dialogando com as pessoas da comunidade. Você tem todo um grupo de defensoras que vai ajudar na situação de violência doméstica”.
O Projeto capacita mulheres para que se tornem líderes em suas comunidades, com o objetivo de multiplicar o conhecimento sobre direitos humanos e direitos das mulheres. A Sempi, juntamente com a Defensoria, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, e os secretários que participam da rede de proteção à mulher, trabalha de forma integrada para poder provocar a saída dessas mulheres e os tipos de violência da morte.
A Defensora Pública, Socorro Ramos, conta que por meio do Projeto ela sente-se uma nova mulher munida de saberes sobre seus direitos e deveres. “Tinha alguns direitos que eu não sabia que existiam, por exemplo com relação a guardas de criança e outras coisas mais. É muito bom que a gente saia para fora da caixa, o Brasil tem muitas leis, mas para que elas sejam cumpridas, você tem que brigar por elas, e para brigar você tem que estar munida de saberes”, conta.
Tags: #Piauí, #SEMPI, mulheres