CEPM REALIZA LIVE : Mulheres X Mercado de Trabalho X Pandemia

No dia 29 de Abril, às 19 hs ,  será realizado a Live no instagram @cepmpi2, sobre o tema Mulheres X Mercado de Trabalho X Pandemia e para dialogar sobre o assunto convidamos a PAULA MAZULLO, Graduada em Direito; Especialização em Direitos Humanos (UFPI); Especialização em Negociação Coletiva de Trabalho (UFRGS); Mestrado em Sociologia (UFPI); e Doutoranda em Politicas Públicas (UFPI). : Auditora Fiscal do Trabalho e foi Superintendente Regional do Trabalho no Piauí no período de 2003 a 2016 e a GABRIELA SANTOS,  Socióloga, MBA, Mestranda em Administração de Empresas FGV/EAESP, Socio Fundadora Tatenta Consultoria de Desenvolvimento Humano Diversidade & Inclusão e Sustentabilidade-SP. A mediação será feita por jéssica Elen, Coordenadora de Autonomia econômica social e política das mulheres CEPM.

Durante a Pandemia as mulheres foram as mais atingidas com o desemprego e aumento da jornada de trabalho informal. Segundo a PNAD Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), demostrou que 8,5 milhões de mulheres no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao ano de 2019 no mesmo período. Portanto, esse dado mostra que no inicio da pandemia as mulheres foram as mais afetadas mesmo sem existir uma compressão oficializada dos impactos da pandemia na economia.

Com o fim do auxílio emergencial de R$600 (R$1.200 para mães solo) o governo federal em 2021 liberou apenas o auxílio de R$ 250 com duas exceções: mulheres chefes de família receberão o valor de R$ 375 e as famílias unipessoais receberão o valor de R$ 150. Esta redução do auxílio dificulta ainda mais a situação das mulheres, sobretudo, chefes de família.

A coordenadoria de Estado de Politicas para as mulheres- CEPM visando enfrentar essa situação de desemprego e a baixo valor da ajuda emergencial busca desenvolver ações de qualificação para o mercado de trabalho, tem fortalecido a rede de enfretamento à violência doméstica para assistir as mulheres juntamente com seus filhos além disso criado campanhas para assistir de forma emergencial a alimentação.

Por fim, para acompanha a Live é importante acessar a plataforma do instagram @cepmpi2 ,às 19 hs, no dia 29 de Abril de 2021.