Nesta quinta-feira (23), a Sempi em parceria com outras secretarias e órgãos realizou o mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural na cidade de Castelo. A SAF é a entidade organizadora da ação no Estado e o objetivo é garantir que as trabalhadoras rurais tenham acesso à documentação necessária para formalizar sua situação laboral e acessar benefícios.
A ação faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Subsecretaria de Mulheres Rurais, que oferece serviços como a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e previdenciários.
A coordenadora do Programa Mulheres do Campo, das Águas e da Floresta, Adeliane Martins, explicou como está acontecendo a contribuição da Sempi na ação. “Trouxemos as nossas palestras com a roda de conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a nossa rede de apoio e todos os canais de comunicação que a mulher que passa por algum tipo de violência possa acessar. Além disso, oferecemos o serviço psicossocial de atendimento para aquela mulher que deseja e precisa ser acolhida pelo nosso serviço”.
A ação será realizada em parceria com diversos órgãos e secretarias da cidade até sábado, dia 25. Durante esses dias, a população poderá contar com uma série de serviços e ações como: