Secretaria das Mulheres participa da primeira reunião do Balançando a Rede de 2025

A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) participou, nesta última quinta-feira (06), da primeira reunião do ano do Balançando a Rede. O momento reuniu a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) e profissionais engajadas na Rede Estadual de Enfrentamento à Violência.

Na oportunidade, foi apresentada a nova equipe da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e da coordenação Municipal da Comissão Municipal de Políticas para Mulheres da Casa da Mulher Brasileira (CMB), que foram situadas sobre o funcionamento do ‘Balançando a Rede’ e as atribuições de cada órgão que compõe a Rede de Atendimento.

A coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência da Sempi, Jahyra Sousa, explicou os encaminhamentos realizados ao longo do diálogo e pontuou a importância dos serviços da Rede e da CMB no trabalho de enfrentamento à violência contra as mulheres. “A Casa da Mulher Brasileira é hoje uma ferramenta importantíssima no fluxo de atendimento, no sentido inclusive de tornar uma uma rota mais fluida, uma vez que a instituição concentra todos os serviços que a mulher precisa para romper com o silêncio e para ter um melhor acesso à informação, ao andamento do seu caso nas situações de violência”. Além disso, ela enfatizou que a união entre Estado e Município, proporcionado pelo programa, oportuniza a criação de ações frente à pauta das mulheres da capital.

Durante a discussão, também foram abordados documentos elaborados no final de 2024, permitindo uma reflexão sobre as diretrizes e estratégias para o futuro. Ao final do encontro, ficou decidido que anualmente será construído um calendário de encontros do ‘Balançando a Rede’.

Sobre o Balançando a Rede

O Balançando a Rede é organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e tem como objetivo reunir os diversos órgãos da Rede de Atendimento à Mulher de Teresina, promovendo um espaço integrado onde é possível realizar encaminhamentos, estudos de casos e viabilizar o fluxo de andamento dos atendimentos às mulheres assistidas na capital

Focado principalmente nas mulheres em situação de violência doméstica e familiar, o projeto visa aprimorar a articulação entre os serviços, garantindo que cada mulher receba a atenção e o suporte necessário para romper à violência doméstica. Através dessas reuniões, busca-se não apenas melhorar a resposta institucional, mas também fortalecer a rede de apoio com a acolhimento humanizado promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as mulheres de Teresina.

 
 

Leia Também