As ações terão início na semana de acolhimento dos calouros da UFPI abrangendo os campi localizados em Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus.
Nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) recebeu profissionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para dar início aos acordos de prevenção à violência de gênero, pactuadas com a gestão da Magnífica Reitora Nadir Nogueira.
As ações terão início na semana de acolhimento dos calouros da UFPI abrangendo os campi localizados em Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. Esse compromisso já é um reflexo do pacto firmado entre as instituições nesta semana, que visa fortalecer a colaboração em prol de um ambiente acadêmico seguro e livre de violência contra as mulheres.
Por meio da entrega de materiais educativos oferecidos pela Sempi, a iniciativa tem o objetivo sensibilizar tanto docentes quanto discentes para que possam identificar, enfrentar e romper qualquer situação de violência de gênero na universidade.
Na oportunidade, a Ouvidora da Sempi, Roberta Mara, destacou a importância do serviço da ouvidoria no processo de construção de um espaço acadêmico seguro. “No contexto educacional, a ouvidoria pode ser acionada para relatar casos de assédio, discriminação, violência de gênero e desigualdade de oportunidades. Promovendo mudanças institucionais que, claro, vão impactar diretamente na qualidade da experiência das mulheres nos espaços acadêmicos”, declarou.
Para o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFPI, professor Emílio Matos, “É um momento extremamente oportuno para discutirmos e de fato enfrentar todas as violências contra as mulheres. É preciso levar essa informação fundamental para que as mulheres, uma vez que eles tenham sofrido violência, saibam quais são os caminhos devem buscar os seus direitos e a proteção das suas vidas”.
Já a psicóloga da UFPI, Isabela Abreu, reforçou o objetivo da parceria. “Nosso objetivo é assegurar que elas se sintam protegidas e acolhidas, em resposta a uma demanda urgente que sabemos existir na sociedade atualmente”.