27 DE MAIO : Dia Estadual de combate ao Femincído

A Lei nº 7.120, sancionada pelo governador Wellington Dias em 25 de maio de 2018, institui o dia 27 de maio, como “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”. A data faz alusão ao estupro coletivo ocorrido em Castelo do Piauí, onde quatro jovens foram estupradas e arremessadas do alto de um morro, de cerca de 10 metros de altura, por um homem e quatro adolescentes.

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres – CEPM-PI, realizou nesse dia Estadual de Combate ao Feminicídio, o webinário: As vozes dos movimentos no enfretamento ao feminicídio. Participaram do debate, as delegadas Bruna Fontenele, diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher e Luana Alves, titular da Delegacia de Feminicídio, Madalena Nunes e Norma Soely, da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio e do Levante Feminista Piauí, Maria do Socorro, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres de José de Freitas e Silvia Cordeiro, feminista, médica, cofundadora do Centro das Mulheres do Cabo, ex-Secretária da Mulher de Pernambuco. Pela CEPM participaram da mesa, Ellen Costa, Diretora de Planejamento e Zenaide Lustosa, Coordenadora Estadual.

A Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, tem como objetivo realizar atividades educativas e informativas, para sensibilizar, despertar e mobilizar a sociedade piauiense, em relação à violência doméstica e familiar que pode chegar ao feminicídio, a maior violação de direitos humanos das mulheres.

Para a Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Zenaide Lustosa, “o feminicídio é um crime social, que atinge as mulheres, geralmente em suas próprias casas e que precisa ser discutido, pois a violência de gênero, subjuga, humilha e mata as mulheres a cada 7 horas, no Brasil”.

 
 

Leia Também