A Secretaria das Mulheres incia o ano letivo em parceria com a secretaria de educação no. programa “Dia de Papear”, do Canal Educação , levando informações referentes à ‘Semana de combate à violência contra a mulher’, baseado na Lei 14.164/2021, é a Lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir a prevenção à violência contra a mulher no currículo escolar.
A coordenadora de Educação da Sempi, Erika Ruth, enfatizou a aproximação da data simbólica de 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Ela ressaltou que a Secretaria das Mulheres – SEMPI está unindo esforços com a Educação para mobilizar estudantes e profissionais da educação em todo o Piauí por meio do projeto “Maria da Penha nas Escolas: Educação pela Vida das Mulheres”. Este projeto visa promover uma sensibilização contínua sobre a proteção dos direitos das mulheres e meninas, alinhando-se às diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
“O canal Educação é a mediação tecnológica, que nós estamos acampando nesse espaço, tanto para levar as campanhas educativas, como para fazer o cumprimento das leis de prevenção à violência contra a mulher através da educação. Porque nós compreendemos a educação como a principal ferramenta para que a gente possa reverter os casos de assédio, os casos de desigualdade de gênero e o feminicídio”, complementou Erika Ruth.
Todas as escolas estaduais realizaram uma semana de enfrentamento à violência de gênero com os docentes e discentes visando a desconstrução de comportamentos socias machistas para o empodermanto de meninas e meninos levando em consideração o gênero, a raça e a diversidade .
O programa do Canal de Educação pode ser acompanhado na íntegra no YouTube do Canal Educação, acompanhe AQUI.