Sempi e Instituto da Mulher Negra do Piauí alinham banco de dados para contratações de mulheres negras e pretas

Nesta terça-feira (11), a Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí reuniu-se com  o Instituto da Mulher Negra do Piauí para dialogar sobre o banco de dados do Acordo dos 8%. O acordo objetiva incluir mulheres em situação de violência no mercado de trabalho. 

Através do preenchimento de formulários com informações sobre o perfil dessas mulheres, o banco de dados será um facilitador no mapeamento e na destinação de trabalho a este público, cumprindo o proposto pelo ACT. 

A gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, enfatizou que a parceria com o Instituto contribui na reunião de dados de mulheres pretas e pardas, ampliando a diversidade e tornando o banco mais robusto. “O Instituto vai nos ajudar a construir esse banco de dados, e elas vão fazer uma busca ativa para encontrar essas mulheres com perfil de violência doméstica, sendo mulheres pretas e pardas”, afirmou.

Ela ainda completou destacando um outro importante encaminhamento feito no diálogo, que é a de reunir-se com as mães de santo, as sacerdotisas dos terreiros de Teresina, para que também possam estar comunicando-se com essas mulheres, assim como também trazer o perfil dessas mulheres para o banco.

A presidente do Instituto, Alda Regina, esclareceu como a instituição estará contribuindo com esse trabalho. “Foi uma reunião positiva, vamos poder contribuir com algumas mulheres negras que vivem em situação de violência. Estamos dentro da comunidade, o que facilita visualizarmos quais são essas pessoas da nossa comunidade que possam também estar dentro dessa reunião de dados”.

 
 

Leia Também