A Secretaria das Mulheres participou, nesta quinta-feira (20), da reunião de articulação do Grupo de Trabalho dos Idosos, organizada pela Secretaria da Assistência Social (Sasc). O encontro reuniu ideias e propostas a serem implementadas na Campanha Junho Violeta, uma mobilização que visa alertar a sociedade sobre a violência contra as pessoas idosas.
Como integrante do GT, a Sempi contribui com a inserção da pauta de gênero nas ações e discussões. O que significa que, ao abordar a violência contra as/os idosos, é essencial considerar como as questões de gênero impactam as experiências de vulnerabilidade e violência.
A gerente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Sempi, Roberta Mara, explica o trabalho da campanha deste ano. “O tema que estamos discutindo é a questão das/os idosos, que são órfãos de filhas/os.É muito importante articular e propor projetos em nível de estado para esse grupo que precisa de atenção, cuidado e segurança”, afirma.
A Campanha de Junho está programada para acontecer em 4 de junho, das 8h às 12h, no SESC. Até sua realização, novos encontros entre o GT acontecerão, visando ampliar a atuação e a mobilização.
Além disso, o GT tem o objetivo de integrar todos os setores e as secretarias, assim como a sociedade na luta pela proteção e valorização da pessoa idosa, destacando a importância do combate à violência e da promoção de direitos.