Ei mermã, você não está sozinha!
Se você estiver passando por alguma situação de violência doméstica entre em contato com a Rede de Enfretamento à violência doméstica,
O Centro de Referência Francisca Trindade em Teresina é um local que realiza orientação psicológica, social e jurídica a mulheres vitimas de violência. Além disso, fortalece a rede de enfretamento a violência nos municípios do Estado do Piauí. Para fazer denúncia ou solicitar o serviço deve ligar no número 86 99433-0809 ou mandar um email para ouvidoria.mulher@cepm.pi.gov.br .
Link: http://portal.pi.gov.br/cepm/centro-de-referencia-francisca-trindade/
O Salve Maria é um aplicativo grátis para a combater a violência contra a mulher. Por meio do serviço, a vítima ou qualquer pessoa pode acionar a Policia Militar apertando a opção “Botão do pânico” ou botão de Denúncias pode relatar os episódios de agressão (física, verbal, psicológica), com a possibilidade de incluir fotos e vídeos e dar detalhes sobre o caso. A plataforma foi desenvolvida pelo Governo do Estado do Piauí.
Como funciona o aplicativo:
A sua interface consiste em apenas 3 (três) botões, que são:
Link: http://portal.pi.gov.br/cepm/salve-maria/
Canal de atendimento para mulheres entrarem em contato, e ser encaminhada para ser acolhida pela Rede de Enfretamento à violência doméstica e
É o número de telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional e, no Piauí, também pode ser acionado por aplicativo.
Ao receber um chamado, os policiais militares fazem uma breve filtragem dos relatos, para avaliar as situações que precisam de pronta intervenção.
Cidadão.
Por telefone e por aplicativo.
Por telefone:
Basta ligar para o número 190 e relatar o ocorrido;
Por aplicativo: PMPI CIDADÃO
Como se trata de um número para emergências policiais, é preciso saber QUANDO LIGAR para o 190:
Ao ligar para o 190, tenha sempre em mãos dados básicos, mas essenciais, que podem agilizar o atendimento, como o endereço completo do local da ocorrência e características das pessoas envolvidas.
A Polícia Militar esclarece também QUANDO NÃO LIGAR para o 190:
O atendimento telefônico é imediato. A central 190 funciona 24 horas.
Link : http://portal.pi.gov.br/cepm/190-aplicativo/
Atua em casos que envolva violência contra meninas (os), mulheres, travestis , transsexuais em situação de flragrante e delito.
A Patrulha Maria da Penha é um serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes, baseadas na Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
Como o Patrulhamento funciona:
7 – Delegacia Especialida de Atendimento à Mulher – DEAMs
As DEAMs são unidades especializadas da Polícia Civil, que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres, entre outros. Entre as ações, cabe citar: registro de Boletim de Ocorrência, solicitação ao juiz das medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, realização da investigação dos crimes.
Link: http://portal.pi.gov.br/cepm/delegacias-virtuais/