A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou, nesta quinta-feira (17), da 2ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres do Território Serra da Capivara, realizada no município de São Raimundo Nonato. O evento reuniu cerca de 200 pessoas de diversos municípios, consolidando-se como um espaço essencial de escuta, debate e proposição de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero.
Participaram da conferência representantes dos municípios com Organismos de Políticas para Mulheres (OPM): Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Jurema, São Braz, São João, São Lourenço, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato. Também estiveram presentes municípios que ainda não possuem OPM: Campo Alegre do Fidalgo, Coronel José Dias, Guaribas, João Costa, Lagoa do Barro e Várzea Branca.
“A conferência teve como foco discutir caminhos para transformar a realidade das mulheres, não apenas em seus municípios, mas em todo o estado do Piauí. Foi um momento potente de construção coletiva, em que dialogamos sobre o enfrentamento à violência, a promoção da autonomia econômica, o acesso à cultura, à saúde, à educação e a importância da participação das mulheres nos espaços de decisão”, destacou a secretária Zenaide Lustosa.
A conferência integra as etapas preparatórias para a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, e para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), marcada para setembro, em Brasília. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a mobilização fortalece o pacto federativo em torno da agenda de direitos das mulheres.
A participação ativa das gestoras municipais evidenciou o compromisso com a ampliação das políticas públicas no território. A secretária da Mulher de João Costa, Marislane Costa, destacou a importância da união: “Quando uma mulher se levanta, sempre levanta um batalhão junto. E é isso que a gente busca em João Costa: levantar mulheres unidas.”
Já a secretária da Mulher do município de Jurema, Larissa Ramos, ressaltou a centralidade da escuta e da construção a partir dos territórios: “É um marco fundamental para o município e um momento estratégico que reafirma nosso compromisso com a escuta das comunidades, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas a partir da realidade local. Trazer essas discussões reconhece as vozes das mulheres, juventudes, população negra, povos tradicionais e demais grupos que compõem nossa identidade.”
A atuação interinstitucional também foi destacada durante a conferência. O promotor de justiça Diego Melo, da 4ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, destacou a importância do Ministério Público como parceiro da pauta: “Não se pode mais aceitar nenhum tipo de violência contra a mulher. Atuamos na fiscalização de medidas protetivas e desenvolvemos projetos como o ‘Elas no Controle’, que já chegou à região, sempre com o intuito de reduzir vulnerabilidades e promover autonomia.”
Representando o município de Dirceu Arco Verde, a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Dalvina Santos, reforçou o simbolismo da mobilização regional: “Estamos num momento histórico, na segunda conferência do Território Serra da Capivara. Estar presente aqui nos gratifica muito e nos dá ferramentas para levar melhorias às nossas secretarias municipais.”
A força feminina na gestão pública foi enfatizada pela secretária da Mulher de São Lourenço do Piauí, Laiane Dias: “As secretarias do município são majoritariamente geridas por mulheres. Sabemos da importância da equidade de direitos. Essa conferência fortalece o diálogo democrático e reafirma o nosso compromisso com a implementação de políticas públicas em todas as áreas.”
A 2ª Conferência Regional reafirma o papel estratégico dos territórios na construção de políticas públicas mais justas, diversas e efetivas. Com escuta ativa, protagonismo das mulheres e compromisso institucional, o Piauí segue construindo caminhos para uma sociedade mais igualitária, onde todas as mulheres possam exercer plenamente seus direitos.










Tags: #mulheres, #SEMPI, Conferência Regional de Políticas para as Mulheres