Secretária das Mulheres do Piauí participa da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Oeiras

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou, nesta segunda-feira (11), da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Oeiras, um marco para a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher.

O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu mulheres de diferentes comunidades, lideranças, autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade, criando um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva de propostas para ampliar e garantir os direitos das mulheres oeirenses.

Em sua fala, a secretária Zenaide Lustosa destacou a necessidade de avançar na participação feminina em espaços de decisão e combate à violência de gênero. “Dados relevantes indicam que as mulheres, atualmente, possuem maior qualificação. Contudo, quando se trata de cargos de liderança, sua representatividade é de aproximadamente 30%, e em outros contextos, chega a 17%. A questão central reside, portanto, na ascensão das mulheres a essas posições e nas estruturas que podem impulsionar esse progresso. A violência contra a mulher configura-se como uma pandemia global, um problema que transcende fronteiras. A participação em iniciativas que visem a proteção e o empoderamento feminino é fundamental, pois somente por meio dela poderemos conhecer e garantir nossos direitos”, afirmou.

A assistente social Pâmela do Buriti reforçou o compromisso com a construção de uma cidade mais igualitária. “Fazer de Oeiras um lugar onde nenhuma mulher seja negligenciada, onde a voz feminina se manifeste com vigor e onde a igualdade se concretize, em vez de permanecer apenas uma aspiração”, declarou.

Para a primeira-dama do município, Dra. Ericka Guerra, a conferência é um momento de fortalecimento democrático. “A realização desta conferência possui um significado relevante, constituindo um espaço de discussão, diálogo democrático e construção coletiva”, afirmou.

A chefe de Gabinete do Prefeito, Paula Nunes, também ressaltou o desafio da representatividade. “Em um país onde as mulheres constituem a maioria da população, elas ainda são minoria nos parlamentos, em cargos de liderança e nas esferas de poder”, disse.

Também compuseram a mesa de honra a vice-prefeita Fortunata Fontes, a vereadora Heloisa Helena, representando a Procuradoria da Mulher, e Bruna Mesquita, palestrante da conferência.

A 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Oeiras se soma aos esforços da SEMPI para ampliar o debate, promover políticas públicas efetivas e garantir a proteção e o empoderamento das mulheres em todo o estado.

Tags: , ,

 
 

Leia Também