A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizou, nesta segunda-feira (18), palestra sobre enfrentamento à violência contra a mulher com as internas da Penitenciária Feminina de Teresina, em alusão ao Agosto Lilás.
De acordo com a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SEMPI, Ana Cleide Ferreira do Nascimento, a atividade buscou levar informação e acolhimento às detentas:
“Realizamos uma roda de conversa em alusão ao Agosto Lilás. O objetivo foi levar informações sobre a violência de gênero, pois sabemos que, mesmo em situação de privação de liberdade, muitas dessas mulheres já vivenciaram algum tipo de violência. Além do debate, tivemos um momento conduzido pela professora Norma Soely, da UESPI, que trouxe atividades de relaxamento e integração.”
A professora Norma Soely Guimarães conduziu uma vivência de biodança, metodologia que alia música, movimento e autoconhecimento:
“A biodança é a dança da vida, não é coreografada, mas sim um convite à interação e ao relaxamento. Utilizamos músicas que despertam memórias afetivas e promovem bem-estar. Algumas internas dançaram, outras apenas se moveram suavemente, mas todas participaram. Foi um momento de conexão e leveza, mostrando que a dança também pode ser terapêutica.”
Para a gerente adjunta da Penitenciária Feminina de Teresina, Miriam Raquel, a iniciativa reforça os direitos das mulheres privadas de liberdade:
“Essas palestras são fundamentais, pois mostram para as internas que, apesar da privação de liberdade, elas não são esquecidas. Continuam sendo mulheres, mães e filhas, e têm seus direitos garantidos. A SEMPI trouxe informação, acolhimento e reforçou que elas fazem parte da sociedade.”
A atividade faz parte da agenda do Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que ao longo do mês promove ações de informação, diálogo e fortalecimento da rede de proteção em todo o estado.
Durante o Agosto Lilás, a SEMPI busca sensibilizar homens e mulheres para a desconstrução do machismo, ao mesmo tempo em que leva informações sobre a Lei Maria da Penha e divulga os canais de ajuda, garantindo que qualquer mulher em situação de violência doméstica possa ser acolhida pela rede de proteção.









Tags: #mulheres, #SEMPI, AgostoLilás