A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) reuniu, nesta quinta-feira (21), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDDM/PI) para discutir a programação da 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no SEBRAE.
O encontro reunirá 170 delegadas e observadoras, totalizando cerca de 300 mulheres de todo o estado, representando os diferentes territórios piauienses. Ao todo, 76 municípios participaram das etapas municipais e territoriais, o que corresponde a mais de 50% da representação feminina do estado.
A secretária das Mulheres e atual presidenta do Conselho, Zenaide Lustosa, destacou a relevância do momento:
“A 6ª Conferência Estadual será um espaço fundamental de debate e construção coletiva, com mesas de discussão, painéis de dados sobre a realidade das mulheres piauienses e grupos temáticos sobre autonomia econômica, enfrentamento à violência e participação popular. É um momento para avançarmos ainda mais nas políticas públicas para as mulheres do Piauí”, ressaltou.
A abertura, no dia 28, contará com palestra da secretária nacional de Participação Política do Ministério das Mulheres, Sandra Kennedy Viana. Já no dia 29, serão realizadas mesas temáticas e grupos de trabalho.
Durante a reunião, também foi deliberada a renovação da presidência do Conselho. A atual vice-presidente, Marlene Veloso, secretária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí (FETAG-PI), foi aclamada presidenta e tomará posse oficialmente durante a Conferência.
“Hoje avançamos no fechamento da pauta da Conferência e também cumprimos o acordo firmado anteriormente para que a sociedade civil assumisse a presidência do Conselho na segunda metade do biênio. Recebo com muita alegria essa missão, que será realizada junto às companheiras, dando continuidade ao trabalho da secretária Zenaide”, afirmou Marlene Veloso.
O CEDDM é composto por 52 conselheiras titulares e suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil, com mandato de 2024 até 2026. Criado em 2000 e reformulado pela Lei nº 5.134/2021, o Conselho tem como missão promover, proteger e defender os direitos das mulheres, garantindo sua participação efetiva na formulação e implementação de políticas afirmativas.
Confira a programação da 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres:
Dia 28 de agosto (quinta-feira)
Dia 29 de agosto (sexta-feira)







Tags: #mulheres, #SEMPI, Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres