Dados e conhecimento para avançar nas políticas públicas: 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres apresenta Painel do Ligue 180 e Observatório da Mulher Piauiense

Na manhã desta sexta-feira (29), a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres promoveu dois importantes momentos de apresentação de dados e informações estratégicas: o Painel de Dados do Ligue 180, conduzido pela coordenadora geral Ellen dos Santos Costa, e o Observatório da Mulher Piauiense, apresentado pela coordenadora geral Maria Clara Fernandes.

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquista para Todas”, o encontro reúne delegadas e representantes de 76 municípios, configurando-se como a maior conferência de mulheres já realizada no Piauí. O objetivo é construir propostas que fortaleçam e ampliem as políticas públicas para as mulheres, assegurando democracia, igualdade, diversidade e representatividade.

Durante a apresentação, Ellen dos Santos Costa destacou a importância do uso qualificado das informações produzidas pelo Ligue 180: “Estamos trabalhando com transparência ativa desses dados, que trazem recortes fundamentais para compreender a pluralidade das mulheres brasileiras. Essas informações precisam aparecer e subsidiar políticas públicas cada vez mais efetivas, que considerem as diferentes realidades das mulheres em todo o país. Além disso, é essencial divulgar e utilizar a Central: ligue 180, acesse pelo WhatsApp, tire dúvidas. Essa é uma ferramenta potente de prevenção à violência contra a mulher e de enfrentamento ao feminicídio”, ressaltou.

Já Maria Clara Fernandes reforçou o papel do Observatório como suporte à formulação de políticas: “O Observatório trouxe ferramentas que qualificam o acesso a dados sobre feminicídios e outros indicadores fundamentais para identificar as maiores vulnerabilidades. Esse espaço de diálogo com a sociedade civil é essencial para que possamos construir políticas públicas embasadas em informações sólidas. Temos a certeza de que sairemos desta conferência com propostas consistentes para a etapa nacional”, afirmou.

A Conferência Estadual é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília (DF).

Tags: , ,

 
 

Leia Também