SEMPI encerra 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres com eleição de 56 delegadas do Piauí para etapa nacional

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) encerrou, nesta sexta-feira (29), a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres com a eleição de 56 delegadas que representarão o Piauí na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília (DF).

Com sob o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquista para Todas”, a Conferência reuniu delegadas e representantes de 75 municípios e 12 territórios de desenvolvimento, consolidando-se como a maior conferência de mulheres já realizada no estado. O objetivo central foi debater e construir propostas que fortaleçam e ampliem as políticas públicas para as mulheres, assegurando democracia, igualdade, diversidade e representatividade.

No segundo dia de programação, as delegadas discutiram e aprovaram propostas distribuídas em sete eixos temáticos: autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida; busca da igualdade e equidade de gênero, em todos os âmbitos; respeito à diversidade de gênero e enfrentamento de todas as formas de discriminação, racismo e violências de gênero, em suas múltiplas expressões; caráter laico do Estado; universalidade e acesso às políticas públicas executadas pelo Estado Brasileiro; participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas; transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas.

Foram eleitas 34 delegadas da sociedade civil, 15 do poder público municipal e 7 do poder público estadual.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou o caráter democrático e plural do encontro: “Foram dois dias de muito debate e participação. Tivemos mulheres indígenas, quilombolas, negras, mulheres com deficiência, mulheres LBT. Essa diversidade fortalece a construção de propostas que refletem as realidades locais e garantem avanços em áreas como enfrentamento à violência e autonomia econômica. Saímos daqui motivadas e preparadas para levar nossas demandas à etapa nacional.”

Entre as eleitas, a defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo ressaltou a importância da responsabilidade assumida: “Pretendo levar todos os pleitos das mulheres piauienses para que nossas propostas realmente tenham efeito em Brasília.”

Já a representante da SEDUC, Mariella Carmem Fernandes, também eleita delegada pelo poder público estadual, reforçou o papel estratégico da educação: “Minha perspectiva é que a etapa nacional seja produtiva. Vamos defender as mulheres do Piauí, sobretudo as vítimas de violência, e garantir que a educação seja um pilar dessa Conferência.”

Fotos: Regis Falcão

6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Tags: , ,

 
 

Leia Também