SEMPI e UFDPar discutem ações conjuntas de enfrentamento à violência de gênero no ambiente acadêmico

Nesta quarta-feira (10), a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), professor Dr. João Paulo Macedo, para alinhar estratégias e parcerias voltadas ao enfrentamento da violência de gênero no espaço universitário.

Entre os temas debatidos estiveram a formação e capacitação de docentes e discentes e a criação de um fluxo de acolhimento para mulheres em situação de violência, garantindo um atendimento humanizado no âmbito acadêmico.

Segundo a secretária Zenaide Lustosa, o encontro representa um avanço importante na integração entre Estado e universidade:

“Hoje dialogamos com a reitoria, pró-reitores e a ouvidoria sobre parcerias da Secretaria das Mulheres com a UFDPar, não apenas em Parnaíba, mas em todo o território da Planície Litorânea. Saio muito entusiasmada, pois a universidade tem mostrado grande sensibilidade em relação à importância da denúncia, do acolhimento e da formação. Essa união fortalece os serviços já existentes e cria novas possibilidades de atuação conjunta em prol da proteção e da autonomia das mulheres”, destacou.

O reitor João Paulo Macedo reforçou o compromisso da instituição:

“Tratamos principalmente sobre a promoção de ações em defesa da equidade de gênero e no enfrentamento ao feminicídio. A universidade se coloca à disposição, junto com a SEMPI, para desenvolver iniciativas informativas, educativas e de fortalecimento da defesa dos direitos das mulheres em toda a Planície Litorânea.”

Também participaram da reunião o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Jander Nogueira; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Gilvana Pessoa de Oliveira; e a ouvidora da universidade, professora Alessandra Tanuri Magalhães, que ressaltou o papel da Ouvidoria:

“A ouvidoria atua como mediadora entre a comunidade interna e externa da universidade. Essa parceria será fundamental para fortalecer nossas ações contra a violência, garantindo um trabalho mais efetivo e acolhedor dentro da instituição.”

A parceria entre a SEMPI e a UFDPar busca consolidar uma rede de proteção mais ampla e qualificada para as mulheres no ambiente universitário e em todo o território da Planície Litorânea.

 
 

Leia Também