Nesta segunda-feira (22), representantes da Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) reuniram-se com o diretor da Unidade de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), Gabriel Mauriz, para alinhar uma parceria que visa ampliar o atendimento psicológico e psiquiátrico às mulheres em situação de violência.
A proposta é integrar os serviços do Piauí Saúde Digital ao enfrentamento à violência de gênero, garantindo acompanhamento especializado para mulheres que sofrem os impactos da violência psicológica.
Desenvolvido pela SESAPI, o Piauí Saúde Digital oferece consultas gratuitas em 12 especialidades médicas e não médicas, diretamente pelo celular ou em salas instaladas em espaços públicos e unidades de saúde. O serviço funciona tanto por meio do aplicativo “Piauí Saúde Digital”, disponível gratuitamente, quanto em salas específicas em Teresina e em Unidades Básicas de Saúde nos 223 municípios do estado. Nas UBS, é possível ter acesso a especialidades como cardiologia, neurologia, psiquiatria, pediatria, nutrição, ortopedia, endocrinologia, dermatologia, psicologia e clínica geral, entre outras.
Segundo a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SEMPI, Ana Cleide Ferreira do Nascimento, a parceria terá papel fundamental na superação do ciclo da violência:
“Mais de 80% dos casos de violência contra a mulher são de natureza psicológica. Muitas vezes há dependência emocional em relação ao agressor ou traumas após o rompimento da relação. Por isso, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é essencial. O diferencial desse projeto é que o Saúde Digital já está presente nos 224 municípios piauienses, o que garante acesso a todas as mulheres do estado”, destacou.
A coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos, reforçou a importância da integração dos serviços:
“Além de fortalecer a rede de atendimento no estado, também estamos pautando a implantação do Saúde Digital dentro da Casa da Mulher Brasileira em Teresina, garantindo às mulheres em situação de violência atendimento especializado e humanizado”, ressaltou.
Com a parceria, a SEMPI e a SESAPI reafirmam o compromisso de ampliar e qualificar o cuidado integral às mulheres em situação de violência em todo o Piauí.




Tags: #mulheres, #SEMPI, Piauí Saúde Digital, SESAPI