A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) promoveu, nesta terça-feira (23), o segundo Encontro dos Comitês Internos do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, voltado para servidores e servidoras estaduais. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Administração (SEAD) e reuniu órgãos que já participam da iniciativa e novos parceiros que aderiram em 2025.
O Programa Pró-Equidade, que está em sua 5ª edição, tem como objetivo promover a equidade no ambiente institucional, por meio da reformulação de culturas organizacionais e do engajamento de equipes comprometidas com a construção de um serviço público mais justo, inclusivo e diverso.
Durante o encontro, foi apresentado o Painel de Dados do Pró-Equidade, elaborado a partir das fichas perfil preenchidas pelos órgãos participantes. A ferramenta reúne informações sobre gênero, raça, classe, maternidade, pessoas LGBTQIAPN+, entre outros recortes, possibilitando que as ações sejam planejadas de forma mais precisa e alinhada às realidades do funcionalismo público.
A diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da SEMPI, Ivana Amorim, destacou a importância do material:
“Esse painel com todos os dados embasa o plano de ação do Pró-Equidade e está disponível no site da SEMPI. Ele permite que os órgãos conheçam melhor seus servidores e servidoras e direcionem políticas internas mais justas e inclusivas.”
A coordenadora de Diversidade e Inclusão da SEMPI e gestora do Programa Pró-Equidade, Ayra Dias, ressaltou o avanço da iniciativa:
“Com base nesses dados, conseguimos qualificar nossas ações, observando interseccionalidades e atendendo diretamente às necessidades de cada grupo. O painel é uma devolutiva ao trabalho desenvolvido pelos comitês e uma ferramenta para alinhar as ações futuras do programa.”
Já a coordenadora do Observatório da Mulher Piauiense, Maria Clara Silveira, reforçou a relevância do diagnóstico:
“O painel traz análises de dados de 15 órgãos que responderam em 2024 e serve como instrumento para que cada instituição identifique seus desafios em diversidade e equidade, melhorando o ambiente de trabalho para todas as pessoas.”










Tags: #mulheres, #SEMPI, Programa Pró-Equidade