Representantes da Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) se reuniram, nesta quarta-feira (08), com o comitê interno do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O encontro teve como objetivo apresentar e discutir um relatório individual elaborado pelo Observatório da Mulher Piauiense, com base nas fichas perfil preenchidas pelos servidores da universidade.
A reunião possibilitou a análise de dados que contribuem para qualificar e otimizar as políticas institucionais voltadas à promoção da equidade e diversidade dentro da UESPI.
“Hoje nós realizamos reunião com o Comitê Interno do Programa Pró-Equidade da Universidade Estadual do Piauí. Nós apresentamos dados sensíveis que foram construídos a partir das fichas perfil e com isso a gente consegue qualificar as políticas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da universidade. A gente consegue também visualizar dentro desses dados informações muito importantes que dizem respeito, sobretudo, a servidores qualificados e que acreditam que esse processo de qualificação é essencial para o processo de ascensão profissional. Isso se reflete na realidade da universidade, então conseguimos perceber uma otimização das ações que estão sendo desenvolvidas”, destacou Ayra Dias, coordenadora de Diversidade e Inclusão da SEMPI e gestora do Programa Pró-Equidade.
“O encontro de hoje é um momento extremamente importante para o fortalecimento das nossas políticas e ações do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. Aqui nós tivemos uma troca, a apresentação do nosso observatório e o entendimento de como nossas próximas ações podem refletir no aprimoramento desses dados”, afirmou Samaira Souza, diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão e responsável pelo Programa Pró-Equidade na UESPI.
“Esse momento com a comissão da SEMPI foi muito importante, porque trazer um painel de dados para nós é mostrar o caminho que devemos seguir para promover a equidade de gênero, raça e diversidade na universidade”, destacou Aline Menezes, diretora de Assistência Estudantil da UESPI.
A ação reforça o compromisso da SEMPI e da UESPI com a promoção da igualdade de oportunidades, valorização da diversidade e fortalecimento das políticas institucionais de inclusão e equidade no Piauí.





Tags: #mulheres, #SEMPI, Programa Pró-Equidade